Visitas guiadas e palestras marcam retomada de atividades presenciais no Câmpus de João Pessoa

26 de abril de 2022

Visitas guiadas, exposição fotográfica e palestras marcaram a retomada das atividades presenciais nesta segunda-feira (25), no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em João Pessoa. Com uma programação dedicada tanto aos calouros quanto aos veteranos, ainda serão realizados ao longo da semana, workshops, palestras, apresentações culturais, dentre outras ações promovidas pelas Coordenações dos cursos de graduação em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Centros Acadêmicos e projetos de extensão do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA).

Na oportunidade, a comunidade acadêmica do CCBSA também pôde comemorar o fato de inaugurar as instalações da nova Central de Aulas, que havia ficado pronta durante a pandemia e passou dois anos fechada, por conta das medidas restritivas impostas pela covid-19. No local, funcionam 18 salas de aula que passam a ser utilizadas pelos cursos de graduação do Câmpus V.

Além de conhecer o novo espaço, os estudantes que ingressaram no período 2022.1 e os discentes que iniciaram os cursos durante a pandemia e ainda não tinham visitado as instalações do câmpus, puderam participar de visitas guiadas para conhecer os diversos setores e serviços ofertados no local. Essa ação foi uma iniciativa do programa de extensão “Da ação cidadã às redes sociais científicas: os laços e possibilidades da ciência aberta na UEPB”, que também apresentou aos discentes as ações dos projetos vinculados: “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação como ações de comunicação extramuros”, “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”, “Rede de produção e adaptação de materiais informacionais na biblioteca do Câmpus V por meio do Sistema Integrado de Biblioteca – SIB Acessível” e “Biologia sem fronteiras: a difusão e popularização da biologia a partir das redes sociais”.

Os calouros tiveram, ainda, a oportunidade de participar de uma mesa, realizada nesta segunda-feira (25) às 9h e às 19h com o diretor do Centro, professor Cleber Salimon; a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos; o coordenador adjunto de Arquivologia Ramsés Nunes; a coordenadora da Licenciatura e Bacharelado Ciências Biológicas, Brigida Lucena; o coordenador da graduação em Relações Internacionais, Filipe Reis Melo e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime Mendonça Júnior.

O curso de Ciências Biológicas promoveu, às 13h, com o tema “A semente do meu futuro. Eu faço meu caminho”, a palestra ministrada pelo psicólogo e master coach criacional, Gustavo Teixeira. Na oportunidade, o psicólogo pontuou questões sobre como traçar um caminho motivacional a partir do autoconhecimento, valorizar as oportunidades, direcionar as metas para o futuro e qual a ajuda que a Universidade pode oferecer para o desenvolvimento de um caminho profissional aliado à educação. A mesma palestra será realizada nesta terça-feira (26), às 18h, na Central de Aulas, destinada aos estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas.

A graduação em Relações Internacionais conta com diversas iniciativas a serem desenvolvidas pela coordenação de curso e Centro Acadêmico. Uma destas atividades será realizada também nesta terça (26), às 19h, no auditório Pioneiros. Trata-se da palestra de abertura de semestre intitulada “Principais desafios para os estudantes brasileiros de Relações Internacionais”, que será ministrada pelo ex-cônsul do Chile, embaixador itinerante e representante perante a UNESCO, Juan Federer.

O curso de Arquivologia terá uma programação durante toda a semana com workshops, palestras e oficinas. O encerramento das ações ocorre no dia 30 de abril, às 8h, no Parque Solón de Lucena, com o evento Pedipaper SESA: Conhecendo o Centro Histórico de João Pessoa, que é destinado a todos os estudantes do câmpus. As ações são realizadas em parceria com o programa de extensão “Seminário de saberes arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas” (SESA).

Texto e fotos: Juliana Marques