Universidade Estadual da Paraíba realiza campanha para doação de sangue e de medula óssea

11 de abril de 2024

Um gesto de amor e defesa da vida. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Infraestrutura (PROFINFRA), está dando início a uma campanha para doação de sangue e medula óssea. A campanha, tem duas vertentes, uma delas é estimular a comunidade universitária a se tornar doador(a) periódico(a) de sangue e incentivar o espírito de solidariedade e de amor ao próximo. A outra é em prol do engenheiro civil, lotado na Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), Carlos André.

Carlos André passou por um tratamento há pouco tempo, mas houve rejeição da medula do doador e é preciso um novo transplante o mais rápido possível. A campanha será realizada na quarta-feira (17), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus I, em Campina Grande. .

A coleta de sangue será realizada no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Departamento de Farmácia, nos turnos da manhã e da tarde. A PROINFRA também planeja realizar visitas para alcançar os estudantes do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e da Central de Integração Acadêmica dias antes da coleta para convidar os(as) estudantes para participarem da campanha.

A doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea são dois procedimentos diferentes. A doação de sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É um procedimento rápido, fácil e seguro. A duração média da doação é de 50 minutos a uma hora, incluindo o tempo de todo o processo: cadastro, pré-triagem, triagem, coleta do sangue e lanche.

O cadastro como doador de medula óssea é feito por meio da coleta de 10 ml de sangue. Essa pequena amostra é examinada para determinar as características genéticas do doador. Os dados do doador e os resultados do exame serão inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Em caso de surgir um paciente com compatibilidade, o doador será chamado para realizar a doação. No Brasil, a chance de se obter a compatibilidade entre pessoas não aparentadas é de uma em 100 mil.

Para se cadastrar como doador de medula a pessoa precisa fazer alguns procedimentos e preencher requisitos como ter entre 18 e 35 anos, encontra-se em bom estado de saúde, levar documento com foto e preencher o formulário com os dados pessoais, além de coletar uma amostra de 5 ml de sangue para a realização dos testes.

Texto: Severino Lopes