Universidade Estadual da Paraíba celebra Dia do Psicólogo com exposição fotográfica e sarau poético

25 de agosto de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Psicologia da Instituição, promove atividades em celebração ao Dia do Psicólogo, comemorado nacionalmente no dia 27 de agosto. Haverá abertura da exposição fotográfica sobre a médica Nise da Silveira, nesta quinta-feira (26), às 19h, e Sarau Poético com apresentações em vídeo e ao vivo de estudantes, professores e artistas convidados na sexta-feira (27). Todo a programação será transmitida ao vivo, pelo canal Rede UEPB no YouTube, direto do Museu dos Três Pandeiros.

Nise da Silveira foi uma médica psiquiatra brasileira, reconhecida mundialmente pela revolução que causou na psiquiatria e, posteriormente a campos do conhecimento relacionados, a exemplo da Psicologia. Sua contribuição à psiquiatria revolucionou o tratamento dado a pacientes com doenças e transtornos mentais no Brasil. Nise foi aluna de Carl Jung, conhecido psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Dada sua importância para a área da saúde mental e de quanto essa discussão tornou-se ainda mais relevante e atual devido à pandemia de covid-19, a organização do evento achou “oportuno mostrar essa personagem, sua história e trajetória”, comentou o professor do Departamento de Psicologia e pró-reitor adjunto de Cultura da UEPB, José Pereira da Silva.

A exposição “Nise da Silveira: uma vida para o nosso tempo”, poderá ser apreciada no Museu de Arte Popular da Paraíba, localizado às margens do Açude Velho, em Campina Grande. A abertura da atividade acontece a partir das 18h.

Na sexta-feira (27), Dia do Psicólogo, a programação será encerrada com um Sarau Poético, com transmissão de vídeos de alunos e professores recitando poesias. O evento também contará com participação ao vivo de artistas e poetas. O dia 27 de agosto foi escolhido por nesta data o então presidente João Goulart ter sancionado a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de psicólogo.

Texto: Juliana Rosas