Universidade Aberta à Maturidade inicia semestre 2023.2 com acolhida das duas novas turmas do Câmpus I

11 de agosto de 2023

Um grupo com 100 idosos deu um novo passo em suas vidas. Na manhã desta sexta-feira (11), no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, homens e mulheres com mais de 60 anos de idade deram início a uma nova etapa de aprendizado. Eles e elas fazem parte das duas novas turmas da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) que com a aula inaugural desta manhã iniciaram o semestre 2023.2.

Recepcionados pelo grupo de convivência da UAMA, o sentimento de satisfação era visível nos agora estudantes da UEPB. O coordenador da Universidade Aberta à Maturidade, professor Manoel Freire, frisou o passo importante que cada um e cada uma estão dando a partir de agora, para viverem momentos de aprendizagem e melhoria na qualidade de vida.

“Este é um curso para a vida. São disciplinas que conseguem ensinar, libertar e dar empoderamento a cada estudante. Aqui, todos vocês terão a oportunidade de vivenciar um envelhecimento ativo, melhorando a qualidade de vida, com nutrição e o mais importante, trocando conhecimentos e vivências”, destacou o professor.

A reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, também participou da aula inaugural das turmas e desejou os melhores momentos para todos. “Eu fico muito feliz em ver todos e todas aqui. Mesmo com a pandemia, nossos estudantes da UAMA não desistiram, eles terminaram o curso, e vocês agora têm a responsabilidade de não deixar essa chama apagar. Trabalhem em grupo. A UEPB é uma referência neste curso no Brasil e vocês vão abrilhantar a nossa Universidade”, disse Celia Regina.

A aula inaugural do semestre 2023.2 foi ministrada pelo professor do Departamento de Psicologia e da UAMA, Edivam Gonçalves. Durante sua fala, o docente abordou questões como afetividade, tendo como tema central “Contemplar o crepúsculo: a arte de envelhecer”. Dialogando com os estudantes, Edivam pontuou que o envelhecimento faz parte de cada etapa de vida. Ele pontuou que existem diferentes formatos, desafios, mas sempre com novidades para cada tempo da vida.

“Envelhecer é belo, porque ele quer dizer amor. Oferecer um novo valor para a vida é algo que devemos sempre pensar e vivenciar cada experiência que temos. Nós precisamos entender essas questões porque cada processo de envelhecimento nos apresenta um sentido para a nossa vida. Se nós estamos envelhecendo, é porque estamos aprendendo muita coisa”, disse o professor.

Uma das novas estudantes da UAMA é a aposentada Josélia Fernandes Dantas. Aos 64 anos, ele afirmou que o que a trouxe à Universidade Abertas à Maturidade foi a admiração ao trabalho que é feito junto aos idosos, além da possibilidade que ela terá de entender melhor o seu processo de envelhecimento. “Minha herança materna e paterna mostra que eu preciso entender melhor o meu envelhecimento. Isso me motivou a vir até aqui e eu estou muito contente em fazer parte desta família”, afirmou.

Também participaram da aula inaugural das turmas da Universidade Abertas à Maturidade 2023.2 a professora Gláuce Jácome; como também a ex-aluna e membro do grupo de convivência da UAMA, Socorro Coutinho.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti