Universidade Aberta à Maturidade abre seleção para nova turma em Campina Grande com 50 vagas disponíveis

24 de julho de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria Institucional Especial para Formação Aberta à Maturidade (CIEFAM), abriu vagas para nova turma do curso Educação para o Envelhecimento Humano. Ao todo, estão sendo oferecidas nesse semestre, 50 vagas para a nova turma da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA).

Os requerimentos de inscrição deverão ser feitos de forma presencial, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, das 8h às 12h, na sede da UAMA, localizada na rua Domitila Cabral de Castro, 255, Câmpus I, bairro de Bodocongó, vizinho a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire.

As vagas serão preenchidas a partir da análise e parecer de Comissão Própria de Avaliação, formada por professores, tendo como critérios: idade a partir de 60 anos, esquema vacinal de covid-19 com, no mínimo, 2 doses da vacina, disponibilidade para participação das atividades de modo gera, sendo semanalmente, nas terças e quintas, das 8h às 11h30, além da motivação adequada aos objetivos do programa.

Preenchidas as vagas, os demais requerimentos deverão ser considerados como cadastro de reserva, podendo ser efetivadas as matrículas em casos de desistência, abandono ou impedimento. A lista de idosos aptos à participação no curso será divulgada no dia 3 de agosto.

A Universidade Aberta à Maturidade tem como meta atender a demanda educativa de pessoas da terceira idade, contribuindo na melhoria das capacidades pessoais, funcionais e sociais, por meio da formação e atenção social, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, favorecendo uma melhor qualidade de vida, exclusivamente para pessoas de 60 anos ou mais.

É objetivo ainda, qualificar os idosos com vistas à inclusão social e melhoria da qualidade de vida, e esse processo se dá pela participação em aulas e outras atividades educacionais que favoreçam conhecimentos fundamentais e necessários nas áreas de saúde, cultura, lazer e direitos, assim como desenvolver a autonomia, participação e integração dos idosos, estimulando a troca de experiências intergeracionais.

Considerada uma iniciativa pioneira no Brasil, com essas características metodológicas próprias, a UAMA já formou 10 turmas desde 2009, que, juntas, somam mais de 800 estudantes, incluindo o Grupo de Convivência. Confira o edital do processo seletivo AQUI.

Texto: Severino Lopes