UEPB e Rede Folkcom lançam 18º Seminário sobre festejos juninos no contexto da Folkcomunicação

8 de junho de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba e a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação lançaram nesta quarta-feira (8), o 18º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular que será realizado de 6 a 8 de julho. Promovido pelo Departamento de Comunicação Social e Centro de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio da Reitoria e pró-reitorias, o seminário abordará como tema central as manifestações da religiosidade popular e a exemplo da edição passada será realizado de forma on-line.

“Nós que representamos a comunidade acadêmico-científica da folkcomunicação, não somente no Brasil como em boa parte do mundo, sentimo-nos muito felizes com a iniciativa da UEPB de retomar em sua forma presencial um evento com tamanha importância em nível regional e nacional, sobretudo, para debater temática fundamental à formação sociocultural dos povos latino-americanos, mais ainda, em tempos difíceis pelos quais toda nossa humanidade vem passando”, disse o presidente da Rede Folkcom que também é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Guilherme Moreira Fernandes.

A temática do seminário será abordada através de mesas redondas, grupos de trabalho, oficinas, lançamentos de livros, exposições fotográficas, mostras audiovisuais e shows artístico-culturais. O objetivo das várias atividades é contemplar o máximo a diversidade das expressões religiosas, espirituais e culturais do povo brasileiro, desde aquelas herdadas e ressignificadas ao longo do processo de colonização até aquelas construídas durante toda uma trajetória de resistência e emancipação.

“Interessa-nos discutir, portanto, tanto a relevância da fé cristã que nos legou uma variedade de festas populares marcadas por santos milagreiros, como Santo Antonio, São João e São Pedro, como igualmente as crenças de origem natural e sobrenatural que continuam fazendo parte dos valores, hábitos e costumes que constituem a identidade cultural de inúmeros grupamentos sociais, a exemplificar o fenômeno das rezadeiras que curam doença e mau-olhado nesse nosso imenso semiárido brasileiro e tem recebido atenção destacada de estudos e pesquisas desenvolvidos, inclusive, na própria UEPB”, ressaltou o coordenador do 18º Folkcom, Luiz Custódio da Silva, que também é professor do Departamento de Comunicação Social e diretor regional Nordeste da Rede Folkcom.

Organizada pelos grupos de pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional, a edição deste ano do seminário conta com apoio da Empresa Paraibana de Comunicação e Secretaria de Cultura de Campina Grande. Em parceria com a Secult e a Pró-Reitoria de Cultura, no dia 7 de julho, a partir das 9h, o Folkcom realizará uma nova edição do projeto Zabumba lá, em homenagem ao cantor e compositor Biliu de Campina, um dos artistas mais reverenciados da música e da cultura regional.

Além da editora e dos programas de Pós-Graduação em Formação de Professores e Desenvolvimento Regional, colaboram também com o evento a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco). A conferência de abertura do seminário será realizada, no dia 6 de julho, às 19h30, pelo presidente do Ciseco e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Antonio Fausto Neto.

Poderão participar do Folkcom UEPB estudantes, professores, profissionais, agentes culturais e diversos segmentos da sociedade que atuam nas áreas de comunicação, educação, cultura, religião, turismo e economia criativa. As inscrições no evento serão gratuitas e serão iniciadas na segunda-feira (13), via plataformas digitais. Como a edição do Folkcom neste ano será on-line, os interessados em participar contarão com o canal da Rede UEPB no Youtube, além de páginas e perfis do seminário nas redes sociais.