Servidor técnico administrativo da UEPB lança livro com abordagem sobre a cultura política do Brasil

24 de maio de 2022

Um caçador de sonhos. A saga do servidor técnico administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), José Itamar Sales da Silva, 53 anos, é inspiradora. Homem que já exerceu as profissões de lavador de carros, engraxate, jardineiro, feirante, vigilante, se formou historiador e pesquisador doutor em Ciências Sociais, agora se apresenta como escritor. Vigilante da UEPB há 31 anos, José Itamar transformou a sua tese de doutorado em um livro que será lançado no dia 3 de junho, às 19h no Museu de Arte Popular (MAPP).

Com título “Cultura Política do Brasil: dos Cacarecos ao Xeleléu”, o livro publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), representa mais uma conquista do vigilante. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Itamar Sales da Silva não para de sonhar. A EDUEPB fez a versão da pesquisa em livro digital, enquanto a gráfica da União, em parceria com a Instituição, garantiu a versão impressa do trabalho.

Nesta obra, José Itamar alia a sua sensibilidade de historiador e cientista social à criatividade dos poetas populares, para apresentar o resultado de sua pesquisa. Ele conta que o que motivou a aprofundar os conhecimentos neste universo foi a constatação de que o tema da cultura política da luz à literatura de cordel, que possibilita identificar as marcantes características da cultura popular do Brasil. Conforme constatou o autor, os poetas populares puderam viajar pelas letras, metras e rimas, trazendo uma mensagem sobre a cultura política e democracia.

Este é o segundo livro de José Itamar, que já lançou a obra “A representação da sogra, na obra de Leonardo Gomes de Barros”, lançado também pela EDUEPB. Obstinação, esforço e força de vontade foram algumas das características que moveram o servidor da UEPB a concluir o Doutorado em Ciências Sociais e se tornar o primeiro vigilante com título de doutor na Paraíba. Quando não estava em atividade na UEPB, ele passava o tempo lendo e aprofundando as pesquisas. Ele conta que realizou a maior parte de sua pesquisa na biblioteca Átila Almeida. As leituras lhes ajudaram a escrever a tese, concebida dentro de um universo de encantamento e raridades em pleno interior nordestino, que se destaca por dispor do maior acervo de cordel da América Latina. A tese, aprovada com distinção, teve como título “Panela que muito mexe: o guisado da Cultura Política do Brasil a luz da Literatura de Cordel”.

José Itamar se graduou em História pela UFCG, e fez Especialização em Administração pela UEPB, e mestrado em Literatura e Interculturalidade também pela UEPB, Instituição da qual sente grande orgulho e destaca que a política de capacitação profissional executada foi fundamental para a realização do seu sonho. Nas duas pós-graduações que fez, Itamar manteve a sua linha de pesquisa, enveredando pelo universo da cultura popular, especialmente pela literatura de cordel.

A Especialização “Gestão Estratégica de Pessoa no Serviço Público” foi realizada em 2010 e serviu de motivação para o vigilante investir na formação continuada. Posteriormente, ele conseguiu a aprovação no mestrado em Literatura e Interculturalidade. Após persistir no sonho, ele defendeu a dissertação “A representação da sogra na obra do poeta Leandro Gomes de Barros”, que resultou em um livro publicado pela EDUEPB. Atualmente, ele trabalha como vigilante do Museu de Arte Popular.

Texto: Severino Lopes