Reportagens de projeto de extensão são finalistas do 2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade

12 de março de 2024

Após muita expectativa foram conhecidos os finalistas do 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade. E duas reportagens do projeto de extensão “Revista Anti-horário”, do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foram finalistas desta edição.

As produções são: “Bendito Árido”, de Letícia Ferreira da Silva, e “Sereias da Penha: a arte de transformar mulheres”, produzida por Milena Mayara Ferreira Santos, Rillery Venâncio e Emilly Dantas. Elas concorrem na categoria “Jovem Jornalista” e vão participar da cerimônia de premiação a ser realizada no Auditório do Insper, em São Paulo, no dia 22 de março. As duas reportagens fazem parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Antônio Simões Menezes. As estudantes da UEPB são as únicas representantes do Norte e Nordeste.

Nesta edição do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, foram realizadas 145 inscrições de jornalistas e estudantes de jornalismo de 19 estados brasileiros, em áudio, foto, vídeo e texto que tinham como mote a cultura de doação e seus impactos na sociedade brasileira. Os conteúdos foram publicados em veículos profissionais e acadêmicos, sendo dividido em duas categorias: “Jovem Jornalista”, e “Jornalista Profissional”. A cerimônia de premiação contará com a participação dos jurados da edição.

Com foco na diversidade regional, a banca de jurados de 2023 é composta por jornalistas de diferentes estados brasileiros, entre eles Fábio Turci, Renato Stockler, Daniela Arbex, Rodrigo Alves, Helena Corezomaé. Ainda na programação, os finalistas poderão conferir um bate-papo com o educador e comunicador popular, Tony Marlon,

O 2° Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade é uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes da Comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania em nosso país.

O Prêmio é acompanhado do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade, desenvolvido pelo Instituto MOL e oferecido gratuitamente a profissionais e estudantes de Jornalismo interessados no tema, para uma cobertura de maior qualidade e diversidade. A realização do Curso MOL de Jornalismo para a Solidariedade é pré-requisito para a participação no Prêmio.

Texto: Severino Lopes