Reitoria e Direção do CCBSA dialogam com Governo do Estado sobre parcerias em inclusão e acessibilidade

28 de março de 2023

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, e a diretora do CCBSA, professora Martha Simone, estiveram reunidas nesta segunda-feira (27), com a presidente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN), Simone Guimarães e a gerente do Museu Casa de José Américo e co-gestora do Projeto Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura, a professora Janete Lins Rodriguez. O encontro teve como pauta um convênio junto à Fundação Casa de José
Américo (FCJA) que permitirá a criação do Núcleo de Inclusão, Cultura e Artes (NICA) e construção de uma nova biblioteca para o Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) que sediará o referido Núcleo.

Na oportunidade, além de dialogar sobre os projetos e ações voltadas à acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência já em desenvolvimento na UEPB e o potencial de fortalecimento destas iniciativas a partir da implantação do NICA, também foram apresentadas as demandas relacionadas às novas instalações da biblioteca do CCBSA. De acordo com a professora Célia Regina, o próximo passo será o encaminhamento dos trâmites para o convênio entre UEPB e a Fundação Casa de José Américo (FCJA), para a posterior criação do NICA e, a partir disso, serem realizadas as deliberações relacionadas à nova biblioteca que será fruto dessa parceria.

A professora Martha Simone lembra da importância desta iniciativa que está alinhada à perspectiva inclusiva desenvolvida na Instituição, e irá fortalecer a biblioteca setorial do CCBSA. “O Câmpus V já empreende diversas ações voltadas às pessoas com deficiência e a criação do NICA possibilitará a ampliação destas iniciativas e proporcionará um espaço mais adequado para atender esse público. Além disso, com a construção da nova biblioteca, idealizada a partir de um projeto arquitetônico inclusivo a ser executado pela competente e diligente superintendente da SUPLAN, engenheira Simone Guimarães e equipe, teremos um local com melhores condições para todas as pessoas que fazem uso da biblioteca setorial para estudar, realizar pesquisas. Ressalto ainda que a parceria com a Fundação Casa de José Américo, por meio da co-gestora do Projeto Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura, Janete Lins foi primordial para a efetivação dessa parceria. Assim, todos ganham com esse convênio”, avalia.

Já Janete Rodriguez evidencia que a criação dessa biblioteca, fruto de um convênio a ser firmado entre a UEPB e a Fundação Casa de José Américo, possibilitará bons frutos a partir do olhar do Governo do Estado para as pessoas com deficiência. “Nós da FCJA já estamos desenvolvendo desde 2011 o Projeto Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura, e considerando que a leitura está relacionada à melhoria nas condições de qualquer cidadão, quando tratamos de uma biblioteca acessível que vai permitir ao cidadão com deficiência visual, deficiência auditiva, pessoas com síndrome de down, enfim, todas as minorias que são atingidas por limitações, ter acesso a um local totalmente acessível e concebido para atender a esse público, é algo maravilhoso que enriquecerá nosso projeto”, avalia.

A biblioteca do CCBSA já desenvolve ações com foco nas questões de inclusão e acessibilidade, a exemplo do projeto de extensão “Rede de produção e adaptação de materiais informacionais”, por meio do Sistema Integrado de Biblioteca Acessível (SIB-ACESSÍVEL), que tem por objetivo promover o acesso à informação, à cultura com a oferta de obras em formato acessível. A UEPB é a única Instituição Estadual de Ensino Superior a integrar a Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cuja contribuição consiste no compartilhamento de materiais adaptados e participação em grupos de trabalho ligados à acessibilidade informacional.

O Câmpus V também conta com a parceria na Rede de Leitura da Fundação Dorina Nowill, que atua na inclusão social de pessoas com deficiência visual, e uma equipe de bibliotecárias da Instituição coordena o Projeto Braillevery, desenvolvido por meio de um convênio com a Biblioteca Juarez Gama Batista, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), com o Serviço de Inclusão de Usuários com Deficiência (SIUD), da Biblioteca Central da UFPB , e com a Biblioteca do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgiza Cunha. Esta iniciativa permite o empréstimo domiciliar de livros em braille para pessoas com deficiência visual.

Texto e foto: Juliana Marques