“Raízes Culturais Indígenas” é tema de ciclo de palestras realizado nesta quinta-feira (18)

17 de abril de 2024

Nesta quinta-feira (18), às 18h30, será realizado um ciclo de palestras abordando o tema “Raízes Culturais Indígenas”. Aberta a todos os(as) interessados(as), a iniciativa acontece via Google Meet, sendo promovida pela Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Denunciart e o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

A coordenação é da professora Lígia Pereira, do Departamento de Educação, e o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, fará a abertura do evento. “Cultura Potiguara”, com a professora Normana Natália Passos, e “Preservação Ambiental e Povo Indígena”, ministrada pela professora Andressa Tamires Araújo Gomes, são as palestras previstas na oportunidade.

Apresentações musicais também integram a programação, ficando a cargo do professor do Centro Artístico Cultural (CAC), Caio Czar — recentemente premiado com a Comenda Culturale Itália 2024 — e de Paloma Aris, cantora, compositora e discente do Curso de Pedagogia.

“Por meio da iniciativa, nosso objetivo é estimular a reflexão, na comunidade acadêmica, sobre a importância dos valores da proteção ambiental herdada dos povos originários, em nossa sociedade”, explicou a professora Lígia. O evento é direcionado aos discentes da UEPB, especialmente àqueles do componente “Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social”, com a participação dos professores, conforme pontuou Lígia.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 8651-0229, ou por meio do e-mail ligiafeminista@gmail.com.

Sobre o NAI e o Denunciart
O Denunciart existe há 10 anos. Coordenado pela professora Lígia, ele busca promover ações acadêmicas históricas e culturais, que favoreçam a diversidade, a inclusão social e os Direitos Humanos, com o propósito de colaborar para uma sociedade mais igualitária. Entre as atividades já efetuadas por ele figuram a peça teatral “Margarida Maria Alves — Mulher Coragem”, “Ativismo contra Violência” e “Mulher Resistir Sempre”.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão está em funcionamento na UEPB desde 2004, vindo a ser regulamentado em 2019. O local atua como suporte e apoio a estudantes da Universidade com quaisquer necessidades educativas especiais ou interesse pela área. Uma das principais premissas do NAI é desenvolver práticas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão acerca das pessoas com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades, na UEPB e em instituições parceiras.

Texto: Oziella Inocêncio