Projeto Repórter Junino abre período de inscrições para equipe 2024 e promove Simpósio Forró

18 de março de 2024

O Repórter Junino, projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com inscrições abertas até o dia 22 de março para estudantes do curso atuarem na cobertura jornalística do São João de 2024 de Campina Grande. No total, são 15 vagas complementares ofertadas, distribuídas entre editores de redes sociais (3 vagas), repórteres (7 vagas) e fotógrafos (5 vagas).

O link para inscrições está disponível na bio do Instagram do Projeto, ou pode ser acessado por este LINK.

Os discentes selecionados participarão ainda do 5º Curso Intensivo em Jornalismo Digital e Reportagem, que consiste numa capacitação envolvendo técnicas de entrevista, linguagem fotográfica, jornalismo de soluções, reportagem por celular, audiovisual, design e debates com profissionais da imprensa e assessores especializados em megaeventos, como o Maior São João do Mundo. Também será realizado o 2º Simpósio Forró, que ocorrerá em maio.

Além do curso, ocorrerão reuniões e treinamentos específicos para lidar com o fluxo de trabalho do projeto, que funciona como laboratório prático similar a uma redação de jornalismo digital com produção para diferentes plataformas digitais.

2º Simpósio Forró
Além da prática do jornalismo diário e especializado em cultura popular em ambiência digital, o Repórter Junino é um projeto que vai além da formação prática e realizará no mês de maio o 2º Simpósio Forró, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I, em Campina Grande.

A primeira edição ocorreu em 2019. Trata-se de um evento científico e cultural com a abordagem do gênero forró. Conferências, debates, exposições, lançamento de vídeos, oficinas, apresentações musicais e artísticas faze, parte do Simpósio. A ideia do Simpósio é discutir o gênero mais característico das festas juninas: o forró. Mesmo ele sendo o ritmo principal da festa, há pouca discussão sobre o gênero e a proposta do evento é dar visibilidade ao tema.

O projeto completa 19 anos
O Repórter Junino foi criado em 2005 pelo professor do Departamento de Comunicação, Fernando Firmino, e funciona há 19 anos de forma ininterrupta na cobertura do São João do Nordeste e da cultura popular. Mais de 1.700 estudantes já foram formados pelo projeto durante os 19 anos de existência e hoje atuam em televisão, rádio, portais de notícias, agências digitais, assessorias de imprensa.