Projeto de extensão promove performance teatral com temática feminina na feira pública na cidade de Monteiro

24 de março de 2022

A cidade de Monteiro será palco para a performance teatral “Mulheres: Donas de Si”, ação que faz parte do projeto de extensão “As Artes Cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à educação”, do Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A apresentação está vinculada às celebrações do mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, e acontece neste sábado (26), às 10h, na feira do município.

Segundo a organização, a apresentação consiste em uma breve performance teatral que questiona os valores ainda vigentes em uma sociedade patriarcal, onde as mulheres estão em situação de desigualdade. A partir da denúncia de violências sofridas pelas mulheres brasileiras, inicia-se um processo de libertação e afirmação de “mulheres” como “donas de si”. A ação vai na direção de mostrar uma sociedade realmente livre e democrática, com igualdade de direitos e acolhimento verdadeiro de toda a diversidade.

“Mulheres: Donas de Si” partiu da adesão à chamada de ações públicas locais da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), planejada e executada por integrantes do Grupo de Teatro ExperIeus e ativista da AMB. A proposta corresponde a uma ação de cunho artístico-cultural em prol de uma maior conscientização dos direitos das mulheres.

A performance teatral foi produzida com aporte financeiro da União Europeia, tem o apoio da Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões (AMAR) e se desenvolve em parceria direta com o projeto de extensão da UEPB, coordenado pela professora Cristiane Agnes.

Texto: Juliana Rosas