Projeto de Extensão do Câmpus IV leva estudantes ao Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro

5 de dezembro de 2023

O Projeto de Extensão “Biodanza e Poesia”, desenvolvido no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em de Catolé do Rocha, levou os estudantes participantes para vivenciarem entre a sexta (1º) e domingo (3), uma experiência literária e poética em Recife (PE). Coordenado pelo professor Auríbio Farias, do Departamento de Letras, o projeto visitou o Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (MUAFRO).

A escolha do museu, conforme explicou o professor Auríbio, se deu em razão do mesmo oportunizar um intercâmbio entre participantes do projeto e os regulares de Biodanza, visitar o acervo exposto e participar da Balada Literária. Biodanza foi criada pelo poeta Rolando Toro, que é colecionador de máscaras e esculturas africanas e afro-brasileiras, parte das quais compõem o acervo do MUAFRO. A Balada Literária é um evento literário que existe desde 2006, em São Paulo, há vários anos em Teresina e em Salvador, e desde o ano passado está em Recife.

A primeira atividade dos estudantes da UEPB em Recife foi participar de uma sessão de Biodanza, juntamente ao grupo de praticantes regulares no MUAFRO. No sábado, alguns estudantes fizeram parte da “Caranguejolê”, uma Oficina de Escrita Criativa com o escritor Marcelino Freire. Em seguida eles fizeram a visitação ao acervo do MUAFRO e da programação da Bala literária assistiram “Nenhum Poema para Amanhã: Experimento poético”, com Quemuel Costa, a partir da obra de Miró da Muribeca. À noite foi a vez do show “Aquenta”, com Luna Vitrolira no Sesc Santo Amaro.

No domingo a programação contou com a escritora Cida Pedrosa, na mesa “Cida Pedrosa Lê Inaldete Pinheiro”, homenagem à autora do livro “A calunga e o maracatu”, uma das fundadoras do movimento negro em Pernambuco. Houve ainda a mesa “Luna Vitrorira Conversa com Cida Pedrosa, João Nunes Junior e Wilson Freire”, além do lançamento do livro 480 Poemas Pretos + 3, do escritor e professor da UEPB Luciano Justino.

Como coordenador do projeto, o professor Auríbio Farias agradeceu o empenho do professor Edivan Nunes, diretor do CCHA e da professora Núbia Nascimento, pró-reitora Estudantil e aos estudantes participantes do projeto que entenderam a importância da Biodanza, da poesia e estão dando passos para o desenvolvimento pessoal e aprofundamento de vivências literárias.

Texto: Severino Lopes