“Projeto Central de Cinema” dá início à exibição de filmes com produção brasileira sobre a Ditadura Militar

27 de março de 2024

Da tela para a sala de aula. Exibição de filmes de interesse acadêmico e incentivos à Sétima Arte. Com esse olhar, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), inicia, nesta quarta-feira (27), o projeto “Central de Cinema”.

A iniciativa, que integra as atividades do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB começa com a exibição do filme “O dia que durou 21 anos”, dirigido por Camilo Tavares. Os filmes do projeto serão exibidos sempre às quartas-feiras, no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus 1. A sessão é aberta para o público e começa às 10h.

Segundo os organizadores do projeto, todos os filmes são de interesse acadêmico. O projeto é destinado para toda a comunidade universitária, especialmente para os estudantes do curso de Jornalismo. “O dia que durou 21 anos” tem como base os documentos oficiais do governo norte-americano, liberados pela Biblioteca de Washington. O filme conta a história do golpe civil-militar de 1964 no Brasil e suas motivações.

O projeto Central de Cinema tem curadoria do professor Rômulo Azevêdo do Departamento de Comunicação. Em 2018 ele idealizou o projeto extensão “Cinema de Bairro: difusão da produção cinematográfica paraibana, nas Sociedades de Amigos de Bairros (SABS) de Campina Grande. Durante a sua execução, este projeto possibilitou o acesso ao cinema por parte das pessoas que nunca tiveram contato com a linguagem cinematográfica. Ele é desenvolvido de segunda a sexta-feira, em um bairro diferente, sempre às 19h.

O “Cinema nos Bairros” sempre contou com apoio da União Campinense das Equipes Sociais (UCES), da Coordenação dos Clubes de Mães, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução/Internet