Professor participa de livro sobre referências técnicas para atuação na área de Psicologia junto aos povos indígenas

17 de agosto de 2022

O professor João Irineu de França Neto, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi um dos autores selecionados para integrar o livro “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) junto aos povos indígenas”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). A obra foi publicada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma resposta às demandas da categoria apresentadas ao Sistema Conselhos de Psicologia. O livro foi lançado nesta terça-feira (16), em Brasília.

“Essa é uma produção tão importante para a Psicologia brasileira, que está completando os seus 60 anos este ano. Esta é a primeira referência técnica de atuação de psicólogos e psicólogas junto aos povos indígenas no campo das políticas públicas”, destacou o professor.

O docente enfatizou que a obra é abrangente e contempla políticas públicas para os povos originários em setores como saúde, educação e assistência social. Conforme destacou o professor João Irineu, são orientações normativas com princípios éticos políticos para a categoria dos psicólogos e psicólogas.

João Irineu de França Neto é psicólogo e professor de Linguística do curso de Letras, do Centro de Humanidades, Câmpus III da UEPB. Ele também é coordenador do Grupo de Estudos em Psicologia Humanista e Social (GEPHS).

 

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação