Professor do Centro de Humanidades ministra curso na área de fonética na Universidade de Belgrado

24 de maio de 2022

No próximo dia 14 de junho, o professor Leônidas José da Silva Júnior, do curso de Letras do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ministrará um curso on-line que tem como tradução “Alinhamento (fonético) forçado na pesquisa em Fonética (de L2): introdução e aplicações”, na Universidade de Belgrado, na Sérvia.

Em março deste ano, o professor Leônidas participou do “6th Belgrade International Meeting of English Phoneticians” (BIMEP 2022), uma conferência internacional de foneticistas de língua inglesa em Belgrado, um evento de grande importância para estudos em fonética do inglês como língua nativa e como língua estrangeira. “Durante o debate da minha apresentação, tive a oportunidade de mostrar uma ferramenta que desenvolvi e estou aperfeiçoando (VvunitAligner), que realinha algumas unidades fonéticas geradas pelos alinhadores. Além de estabelecer novas fronteiras em enunciados longos para melhor captura de elementos da fala e sotaque estrangeiros”, explicou.

O objetivo, segundo o docente, é depois do realinhamento, rodar outro programa, o SpeechRhythmExtractor – ferramenta desenvolvida por ele e seu supervisor do pós-doutorado – para realização de modelagem do sotaque estrangeiro através das vogais, consoantes e sílabas. “Em breve, disponibilizaremos a versão para testes contendo os dicionários das línguas de trabalho. Tudo gratuitamente. Nesta versão, os professores de línguas estrangeiras poderão utilizá-la em suas aulas de ensino de pronúncia tornando as aulas mais participativas”, pontuou Leônidas.

A partir da sua participação no evento de Belgrado, a presidente da conferência, Biljana Cubrovic, coordenadora do Laboratório de Fonética e do Grupo de Estudos Avançados em Fonética, ambos na Universidade de Belgrado, iniciou contato para que fosse realizado um workshop na instituição. O curso será ministrado em inglês, mas o professor Leônidas afirmou que mostrará dados fonéticos tanto do sérvio como do português do Brasil, especificamente dialetos paraibanos. O público do curso será composto por estudantes, professores e pesquisadores deste laboratório e grupo de fonética da Universidade de Belgrado, que é a maior da Sérvia.

Leônidas José, que é professor do Departamento de Letras do CH, no Câmpus III, explicou ainda que o tanto o VVunitAligner como o SpeechRhythmExtractor já está sendo usados com êxito por três pesquisadoras que compõem projetos da cota atual do PIBIC, no Câmpus de Guarabira. Uma delas é Cryslainne Lima aborda, cujo projeto analisa a acústica de vogais do inglês como L2. Já Karla dos Santos, tem o projeto que aborda a prosódia e expressividade da fala do português como L2; e Maísa Ferreira, com projeto que aborda a prosódia e expressividade da fala do inglês como L2.

Curso em Macau
Em abril deste ano, o professor Leônidas ministrou um curso em português para alunos de mestrado e doutorado do Instituto de Neurociências da Universidade de Macau, na China. O workshop era intitulado: “Sotaque estrangeiro e prosódia de L2: implicações cognitivas, atitudinais e sociais”. A professora que o convidou, Margarida Nunes, já havia participado de um curso que ele havia ministrado em 2019, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre identificação de sotaques estrangeiros por pistas fonéticas.

Texto: Juliana Rosas
Foto: Reprodução Sala Virtual