Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas discute exaustão profissional em transmissão ao vivo pela internet

8 de fevereiro de 2022

A síndrome do esgotamento profissional, mais conhecida pelo nome em inglês burnout, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, sempre relacionada ao trabalho de um indivíduo. É sobre esse transtorno cada vez mais comum na contemporaneidade que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) debaterá na segunda-feira (14), às 16h, em transmissão ao vido pelos canais oficiais da UEPB.

O convidado é o psicólogo e professor Luann Glauber. Glauber é psicólogo pela UEPB, onde também atua como professor substituto e possui mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Trabalha como psicólogo clínico com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental e tem experiência na área de da Psicologia do Trabalho e Organizacional. A psicóloga da PROGEP, Paula Andrade, também participara da transmissão, que será disponibilizada ao vivo nos canais da UEPB no YouTube e Facebook.

Transtorno
A síndrome de burnout, também chamada de síndrome do esgotamento profissional, afeta quase todas as facetas da vida de um indivíduo, caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante. Professores e policiais estão entre as classes mais atingidas, mas é encontrada em diferentes atividades, como profissionais da área de saúde ou com cargos de chefia sob grandes cobranças.

Toda essa pressão, ansiedade e nervosismo resultam em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico constante. A tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum, sendo que seu diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica com um psicólogo ou um psiquiatra.

Texto: Juliana Rosas