Primeiro dia de feira da Editora da Universidade Estadual atrai grande público na Central de Integração Acadêmica

25 de maio de 2022

No primeiro dia da feira de livros promovida pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, o movimento foi intenso. Os estudantes dos cursos que compõem o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e o Centro de Educação (CEDUC), aproveitaram a variedade de livros das diversas áreas do conhecimento para enriquecer os seus acervos. Os livros estão à venda com preços acessíveis, a partir de R$ 5.

Com tema “Cultivando livros, colhendo mudanças”, a feira marca o primeiro evento presencial realizado pela EDUEPB desde o início da pandemia. Mais de 350 livros estão à venda, sendo poucos mais de 200 publicados pela EDUEPB, com destaque para a trilogia “Cartas a Paulo Freire”, e mais de 150 obras das editoras parceiras, a exemplo da Editora da Universidade Estadual Paulista (EDUNESP), Editus Editora da UESC e a Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (EDUFMG).

Em torno do estande da Editora, muitos estudantes folheavam, liam e escolhiam os livros. Estudante de Jornalismo do 1º período, Bianca Dantas Alves, disse que a Feira é uma grande oportunidade para adquirir livros de qualidade e com preços promocionais. Particularmente ela escolheu alguns livros de contos e poesias. “Essa feira é uma boa iniciativa. Como sou caloura, estou encantada com a quantidade de livros disponíveis”, disse.

Já o estudante Carlos Eduardo Albuquerque Juvêncio, do segundo período de Letras/Inglês, levou pelo menos cinco livros. Ele também elogiou a iniciativa da EDUEPB, e disse que os demais estudantes deveriam aproveitar essa oportunidade. Carlos Eduardo observou que mesmo com os livros na versão e-book, nada substitui os livros impressos. O estudante Pedro Feitosa, do 5º período de História, também aproveitou a Feira para adquirir novos livros e ampliar a sua biblioteca. “Eu sempre prestigiei essa feira que oferece livros de diversos autores e com preços acessíveis”, afirmou.

A retomada das atividades externas da Editora, também levou para a feira alguns autores a exemplo do escritor regionalista Efigênio Moura, autor de 11 livros, entre eles “Ciço de Luzia”, “Eita Gota, Uma Viagem Paraibana”, ‘Santana do Congo”, “Caderneta de Fiado” a trilogia de “Pedro Jeremias”, entre outras obras que povoam o imaginário popular. “Esse é o papel da Editora Universitária. Fazer a difusão e que o livro chegue mais rápido aos leitores. A muito que nós tínhamos feito uma feira presencial, e agora com a retoma, esperamos que os estudantes compareçam até o encerramento”, comentou Efigênio.

A feira de livros prossegue nesta quinta-feira (26) com a venda de livros e a entrega dos primeiros livros aos projetos vencedores da campanha “Cultive um livro e colha mudança”. Durante o evento também acontece o lançamento coletivo dos livros publicados este ano. A feira, conforme destacou o diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, marca a retomada das atividades externas da Editora, e é uma nova oportunidade para incentivar a leitura e difundir as obras de escritores regionais e de outros estados, principalmente, os autores da academia.

Texto e fotos: Severino Lopes