Pesquisas da UEPB sobre alimentos funcionais e cordel são destaques das próximas edições do Univerciência

27 de maio de 2022

Neste sábado (28), às 14h30, o Univerciência, programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, mostrará os projetos de pesquisa de alimentos funcionais desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Alimentos (NUPEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos e a Embrapa Agroindústria de Alimentos. O programa estará disponível no canal Rede UEPB no YouTube.

De acordo com a coordenadora do NUPEA, a professora do Departamento de Farmácia, Flávia Alonso, tais pesquisas têm o propósito de agregar valor à biodiversidade do Nordeste para obter produtos com qualidade sanitária e nutricional e que possam oferecer benefícios ao consumidor a partir do consumo de probióticos (microrganismos que auxiliam na manutenção da microbiota intestinal saudável, a qual auxilia na redução do risco de doenças), fibras alimentares e compostos fenólicos antioxidantes, ou seja, que auxiliam na remoção de radicais livres (substâncias associadas a processos que levam ao envelhecimento das células e aumento de doenças crônicas). A docente lembra que os pequenos produtores e consumidores devem ser beneficiados com essa iniciativa que busca gerar tecnologias de elaboração de alimentos funcionais com menor custo em comparação aos que existem no mercado.

Além das pesquisas da UEPB, esta edição do Univerciência apresenta um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) voltado ao acompanhamento de pacientes que receberam alta da Covid-19; um estudo que envolve a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), de novos casos de hanseníase na população; e o trabalho da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre o comportamento biorregenerativo da Kombucha (bebida fermentada à base de chás) no espaço.

Na edição do dia 4 de junho, às 14h30, será apresentada a pesquisa “A Literatura de Cordel no município de Catolé do Rocha e cidades circunvizinhas: ampliando a identificação dos autores e evidenciando a cultura popular no Sertão paraibano”, desenvolvido no Câmpus IV, sob a coordenação da professora Vaneide Lima. De acordo com a docente, embora seja um importante instrumento de comunicação e de preservação da cultura nordestina, este gênero literário tem sido pouco difundido em algumas cidades do interior da Paraíba, a exemplo do município de Catolé do Rocha.

No ano de 2020 uma pesquisa de iniciação científica orientada pela professora, revelou a escassez de cordelistas na cidade, identificando que um dos fatores que levam a isso é a falta de incentivo e de espaço para publicar e divulgar os cordéis. O objetivo do projeto é dar visibilidade para esses artistas e apontar as dificuldades para se produzir e publicar cordel na região.

Além desta pesquisa, este programa Univerciência divulgará o estudo da Universidade Federal do Ceará sobre combate à incêndios a partir de imagens de drones e o trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com Universidade Federal do Ceará voltado ao mapeamento das áreas de riscos de acidentes das falésias.

O Univerciência é fruto de uma parceria que envolve instituições públicas de ensino superior do Nordeste, incluindo universidades e institutos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que colabora com a produção audiovisual a partir de suas unidades no Nordeste, e com a exibição do programa no Canal Saúde, em TV aberta em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e por parabólica para todo o Brasil. Além disso, o programa também é disponibilizado na plataforma Globoplay.

No Rede UEPB o conteúdo é disponibilizado para acesso pelo canal do YouTube, todos os sábados, às 14h30.

Texto: Juliana Marques