Parceria resulta em acesso de estudantes do curso de Energia Renováveis aos laboratórios da Unidade Móvel do Senai

20 de dezembro de 2023

Uma parceria celebrada entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Senai vai resultar na disponibilidade de uma carreta escolar totalmente equipada para impulsionar o curso de Tecnologias e Energias Renováveis, que funciona no Polo de Sousa. Detalhes da parceria foram tratados em uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (19), entre a reitora Celia Regina Diniz, a gerente executiva do Senai Paraíba, Daniela Almeida, além do coordenador do curso, professor José Alexsandro.

A parceria, conforme explicou o professor José Alexsandro, prevê o acesso dos estudantes do curso de Tecnologia em Energias Renováveis, ofertado pela UEPB, aos laboratórios da Unidade Móvel de Energias Renováveis do Senai e seus cursos na área de Energias Sustentáveis, com o fim de favorecer a atividade prática e profissionalização dos estudantes.

O professor José Alexsandro ainda explicou que o curso de Tecnologias e Energias Renováveis no último período precisa ter uma carga horária de 200 horas de estágio. Por condições operacionais, a Coordenação solicitou do Senai a carreta escola que contém vários laboratórios, a fim de permitir a realização plena do estágio curricular por parte dos estudantes no último período do curso. A perspectiva é que a carreta esteja à disposição dos estudantes da UEPB a partir de março de 2024.

Além disso, conforme destacou o docente, a estrutura do Senai também vai oferecer cursos que são inerentes à proposta do curso da UEPB no Sertão da Paraíba. O curso superior de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis está vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, instalado na cidade de Catolé do Rocha. Com carga horária de 2.350 horas, o curso funciona na modalidade presencial e atende estudantes de várias cidades sertanejas e até de outros estados.

O tecnólogo atua na área, atendendo demandas no setor energético nacional e regional, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. As energias renováveis se tornaram importantes para a melhoria da qualidade de vida, sendo que para os consumidores essas fontes podem trazer vantagens diretas, como a economia na conta de luz.

Texto: Severino Lopes