Nutes recebe homenagem da Câmara de Campina Grande em reconhecimento ao trabalho durante a pandemia

19 de outubro de 2021

O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Campina Grande, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores durante a pandemia da Covid-19. A propositura foi da vereadora Maria de Fátima Melo Silva, e aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

Na sessão solene para a entrega da honraria, realizada na sexta-feira (15), a vereadora Fátima Melo destacou a atuação dos pesquisadores do Nutes para apresentar soluções para o enfrentamento da pandemia. “Em meio a esta batalha pela vida, os pesquisadores disponibilizaram a ciência e a tecnologia para profissionais de saúde, e para o enfrentamento da pandemia, o que reflete a posição de vanguarda de Campina Grande, que é um polo de tecnologia reconhecido internacionalmente”, discursou a vereadora.

O Nutes foi representado na sessão pelo coordenador geral, professor Misael Morais; pelo professor Eduardo Jorge Valadares Oliveira, coordenador da Unidade de Fabricação de Dispositivos Médicos (UFDM); e pela coordenadora do Laboratório de Tecnologias 3D, Yasmyne Martins. “Feliz e agradecido pelo reconhecimento por meio da propositura da vereadora Dona Fátima. Isso nos motiva ainda mais para que o Nutes continue trabalhando para impactar de forma positiva na vida das pessoas unindo tecnologia e saúde”, comentou Misael Morais.

Desde março do ano passado quando foi registrado o primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, o Nutes desenvolveu vários produtos que ajudaram profissionais de Saúde no enfrentamento à pandemia, entre os quais a plataforma Ecovid, que monitora os casos da doença, o protetor facial (face shield) distribuído gratuitamente para mais de 60 mil profissionais de Saúde em toda Paraíba, e ainda o ventilador pulmonar de baixo custo, que está em fase final para ser colocado no mercado.

Texto e fotos: Leonardo Alves