Núcleo de Arte e Cultura do Câmpus de Patos abre inscrições para cursos de iniciação ao violão e musicalização infantil

22 de abril de 2022

O Núcleo de Arte e Cultura (NarC7) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalado no Câmpus VII, na cidade de Patos, está com inscrições abertas, até o dia 2 de maio, para os cursos de Iniciação ao Violão (Módulos I e II) e Musicalização Infantil através do violão, ambos voltados à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. As inscrições são realizadas exclusivamente através de formulário eletrônico. Ao todo, estão sendo ofertadas 115 vagas entre os diferentes módulos e turmas.

Além das aulas convencionais, próprias de cada módulo, os alunos terão horários de atendimentos individuais. De acordo com o instrutor de cursos livres, Matheus Nóbrega de Medeiros, no curso de iniciação ao violão serão estudados a música e seus conceitos mais gerais, bem como, haverá o aprofundamento específico do instrumento.

Segundo o instrutor, no módulo de iniciação (básico) será possível aprender sobre como o violão é formado, sua estrutura física, as formas de pegadas, posições, batidas, dedilhados e ritmos, também serão realizados exercícios de coordenação motora, que auxiliará no aprendizado dos acordes, a tocar novas músicas, sobre as linguagens de escritas mais comuns, tendo como exemplo as cifras e os demais conteúdos complementares que constituem esse módulo introdutório.

Com relação ao curso de musicalização infantil, destinado às crianças dos 7 aos 12 anos de idade, o objetivo principal não é propriamente ensinar as crianças a tocarem um instrumento musical (violão), mas, antes, ajudá-las no processo do seu desenvolvimento cognitivo, motor, intelectual e emocional, possibilitando, desta forma, que as crianças ampliem seus horizontes musicais.

Os cursos, que possuem carga de 60 horas/aula, são gratuitos, não sendo exigida nenhuma aptidão musical do candidato, apenas a idade mínima de 12 anos. Para aqueles que não possuem o instrumento musical, a Instituição oferecerá o material para uso exclusivo nos dias e local onde os cursos serão ministrados sob a supervisão do instrutor.

As aulas estão previstas para ocorrer no período de 9 de maio a 15 de agosto, de forma presencial na sala do Núcleo, localizada no Câmpus de Patos.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 99698-8304, (83) 98167-1488 e (83) 99607-9788.

Acesse AQUI a distribuição das vagas entre as turmas.

Texto: Juliana Marques