Nas asas da leitura: projeto de extensão cria práticas de compreensão textual em estudantes de escolas públicas

21 de março de 2022

Mais do que simplesmente decifrar relações entre sinais gráficos, a leitura pode ser o caminho para, através da imaginação, possibilitar novos olhares sobre as realidades e vivências. A partir disso, desde 2015, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é realizado o projeto de extensão “Nas Asas da Leitura”, vinculado ao Departamento de Letras e Artes e à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que tem o objetivo de criar práticas prazerosas de acesso aos textos literários, incentivando a leitura de crianças e adolescentes das comunidades carentes da cidade de Campina Grande.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Kalina Naro, a iniciativa busca “levar a leitura do texto literário para estudantes de escolas públicas de forma lúdica, sem fins pragmáticos, fugindo, com isso, do automatismo com que muitas vezes a leitura é percebida na escola”, disse. Dentre as atividades implementadas, a coordenadora relembra o já tradicional Sarau Poético, realizado anualmente, com o fim de compartilhar com a comunidade as leituras e as atividades desenvolvidas na escola pelo projeto.

Durante a pandemia, as atividades do projeto não pararam e migraram para o modelo de ensino remoto com reuniões para estudos dos textos com os alunos integrantes, realização de mesas de diálogo e palestras transmitidas on-line com temas ligados à literatura e ensino, cursos de leitura literária em feiras literárias e na escola parceira do projeto, entre outras ações.

Segundo a coordenadora do projeto, a atividade de extensão possibilita aos alunos a leitura para além do que é ensinado na sala de aula para que, através dela, eles alcancem muito mais do que lhes é apresentado cotidianamente. Além disso, a ação busca ajudar na compreensão da leitura como uma liberdade de expressão e luta, uma forma de possibilitar a escrita da história de cada pessoa. A estudante de Letras e integrante do projeto, Erenice Lima, avalia que o “Nas Asas Da Leitura” é um divisor de águas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Para ela, o programa proporciona experiências indescritíveis, através da formação de pequenos leitores e na transmissão de conhecimento com os alunos. Segundo a coordenadora Kalina Naro, os responsáveis pelo projeto desejam superar limites a partir dos resultados alcançados.

“Nosso propósito é divulgar e incentivar novas práticas de leitura literária na escola, com foco nos aspectos estéticos, lúdicos e culturais do texto literário. Fazendo, assim, uma formação de professores-mediadores de leitura (licenciandos do curso de Letras) e conseguir formar alunos leitores na escola, por meio de projetos de leitura contextualizados que enfatizem a literatura em sua relação sociocultural e estética”, relata.

De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro no ano de 2018, 44% da população brasileira não tem o hábito de leitura. Nesse sentido, iniciativas como essa, que partem do pressuposto de que ler vai além de uma obrigação e refletem sobre a prática de leitura interligada com o prazer e com a diversão pode ser o caminho para a superação deste cenário.

Texto: Letícia Allyne (Estagiária)