Mestrado Profissional em Saúde da Família promove aula inaugural sobre as prioridades de pesquisa para o Estado

15 de agosto de 2022

O Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede Nacional (PROFSAÚDE), ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que é associada à Rede Nacional do PROFSAÚDE, em colaboração com a Escola de Saúde Pública vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba (ESP-PB), promoverá, nos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 17h e das 9h às 13h, respectivamente, na Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba (ESP-PB), localizada na Av. Pedro II, n° 1826, Bairro Torre, João Pessoa, a aula inaugural e as primeiras atividades acadêmicas do curso.

Na oportunidade, além de um momento de apresentação de docentes, discentes e da exposição da proposta do curso com ênfase nas disciplinas do primeiro semestre, será realizada uma oficina de prioridades de pesquisa para o Estado na qual os estudantes poderão refletir a respeito das estratégias para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Mestrado. A atividade contará com a participação dos programas de pós-graduação da área da Saúde Coletiva do Estado e os gestores de diferentes setores da Secretaria de Saúde do Estado, sendo organizado pela Escola de Saúde Pública (ESP), sob a direção do professor Felipe Proenço de Oliveira.

De acordo com a coordenadora do curso no âmbito da UEPB, professora Silvana Santos, o PROFSAÚDE tem um diferencial importante, por ser um curso voltado para a solução de problemas e melhoria da oferta de serviços de saúde para a população. Além disso, segundo a docente, parte das atividades do curso são no formato EAD usando plataforma do Moodle, produzido pela Fiocruz e ABRASCO, com participação de docentes de todo o país especialistas na área de Saúde Coletiva. Este formato permite que os estudantes tenham acesso à formação acadêmica de excelência, mantendo-se vinculados às suas equipes de trabalho em diferentes regiões da Paraíba (Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa).

“Graças à parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado da Paraíba, vinculada à Secretaria de Saúde, temos três docentes com experiência em gestão, o professor Felipe Proenço de Oliveira, o professor Daniel Beltrammi e a professora Renata Nóbrega. Isso potencializa a reflexão sobre soluções efetivas para os problemas enfrentados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família na Atenção Primária. Além disso, a troca de experiências entre os mestrandos, representando diferentes equipes da Estratégia Saúde da Família, também pode potencializar a reflexão sobre intervenções que visem solucionar problemas na área da saúde do Estado”, avalia a professora Silvana.

O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) e destinado a médicos, dentistas e enfermeiros com inserção na Saúde da Família e na docência. O curso de mestrado é oferecido em rede nacional, sob coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO). Atualmente a rede nacional liderada pela Fiocruz para a oferta deste Curso conta com 25 instituições, de 17 estados.

Para mais informações sobre o curso, acesse AQUI o site do Programa.

Texto: Juliana Marques