Mesa sobre diversidade, equidade e inclusão social e digital encerra atividades do 3º Congresso da UEPB no CH

13 de novembro de 2023

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Guarabira, encerrou as atividades do 3º Congresso Universitário da UEPB nesta sexta-feira (10), com a mesa-redonda que teve como tema “Diversidade, equidade, inclusão social e digital”. O debate estava inserido dentro da programação da 8ª Semana Regional de Humanidades que tematizou “A formação humana tempos de tecnologização”.

No último dia do evento, no turno da noite, ocorreu a mesa acerca da questão “As redes sociais e o preconceito racial: entre a propagação e a denúncia”. As exposições ficaram com as professoras Sheila Melo e Ivonildes Fonseca, vice-reitota da UEPB, e tiveram a mediação do professor Waldeci Ferrreira Chagas.

A professora Sheila, explorando imagens de cunho racista veiculadas na Internet, conclamou a postura crítica da plateia. Já a professora Ivonildes, tratou do processo de construção social do imaginário racista e instigava a ideia de que a suposta “inferioridade do povo negro” tem que ser encarada como “Fake News”, para usar o termo do momento, uma vez que já se afirma que a ciência racista é uma pseudociência.

O encerramento também contou com a exposição de quadros artísticos e com gastronomia do cotidiano nordestino. As palavras finais de agradecimentos à participação de docentes, estudantes e dos técnico(as) administrativos(as) foram proferidas pela professora Luciene Arruda.

Fotos: Divulgação (Paulo Sérgio)