Live marca encerramento das ações em comemoração ao centenário de Paulo Freire na UEPB

21 de outubro de 2021

Uma live realizada a partir das 18h desta sexta-feira (22) marcará o encerramento das atividades em alusão ao centenário de Paulo Freire na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Organizada pela Comissão que desde o mês de agosto promove diversas ações para celebrar os 100 anos de nascimento do educador, o evento será dividido em duas partes: um primeiro momento com os convidados Lau Siqueira e Valéria Rezende, que dialogarão sobre a temática “Resistência em tempos de fascismo”, e em seguida uma apresentação intitulada “Esperançar com Freire em violas e repentes”, com os repentistas Rogério Menezes e Antônio Lisboa.

Numa análise sobre a missão que é pensar as práticas e políticas postas em ação por Paulo Freire nos dias de hoje, a professora Elizabete Vale explica o principal desafio enfrentado pela educação hoje. “Nosso desafio é reinventar tais práticas e políticas retomadas da memória e por ela sustentadas, por suportes de registros diversos, é retomar e manter vivo um legado inestimável buscando reaproximarmo-nos de sua produção, pois, pensar práticas educativas no campo acadêmico a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória exige pensar a universidade como um todo: ensino, pesquisa e extensão, tendo a Educação Popular como referencial”, detalhou a professora que é coordenadora da comissão.

Em um convite extenso a toda comunidade acadêmica e sociedade em geral, a Comissão parte do tema “A Paraíba Esperançando com Paulo Freire”, para discutir a obra e comemorar o nascimento do autor. “Convidamos todas e todos a ‘Paulofreirear’, a esperançar com a gente, pois, como bem destaca o professor Alder Júlio Calado, Paulo Freire segue a atiçar, como fagulha de uma utopia libertária, as esperanças militantes de que um outro mundo é possível e necessário”, enfatizou a professora Elizabete.

A live será transmitida pelo canal Rede UEPB no YouTube.

Texto: Agda Aquino (Professora)