Jardim Botânico promove 1ª edição do Encontro Estadual de Educação Ambiental Sobre o Verde Urbano

6 de abril de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Jardim Botânico, realiza no próximo dia 6 de maio, o primeiro Encontro Estadual de Educação Ambiental Sobre o Verde Urbano. O evento vai abordar estratégias de utilização da educação ambiental em defesa do verde urbano, buscando dialogar com a sociedade para construir juntos um futuro saudável e sustentável para nossas cidades.

O encontro será gratuito e ocorrerá de forma presencial, das 8h às 12h, no auditório da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande. As inscrições para os interessados já estão abertas e podem ser feitas de forma pelo endereço eletrônico. Haverá certificado para os participantes.

Segundo a organização, preservar o verde urbano tem apresentado bons resultados no enfrentamento das alterações climáticas. Nesse sentido, todos os fóruns de discussão sobre o tema têm trazido pesquisas científicas que comprovam a eficiência e benefícios da cobertura arbórea para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Por isso, é muito importante conhecer, preservar e aumentar o percentual de áreas verdes nas cidades, garantindo condições de vida plena nestes centros urbanos para as próximas gerações.

O 1º Encontro Estadual de Educação Ambiental será aberto pelo diretor do Jardim Botânico da UEPB, o gestor ambiental Arnaldo Bezerra de Menezes, que dará as boas-vindas aos participantes. Em seguida, acontece a palestras “Biofilia: uma abordagem necessária na educação ambiental”, a ser ministrada pela arquiteta Zenaide Nunes Magalhães, presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB).

A segunda palestra, prevista para às 10h, terá como tema “Educação Ambiental e Arborização Urbana: do Norte ao Sul do Brasil como subsídio para a sustentabilidade”, ministrada pelo biólogo Marco Aurélio Locateli Verdade, diretor regional Sul/SBAU/Prefeitura Municipal de Alvorada (RS).

Posteriormente, está programada a palestra “Gestão do Verde Urbano da Cidade de João Pessoa – PB”, que terá como palestrante o paisagista Sérgio Chaves, diretor de Estudos e Pesquisas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade de João Pessoa e presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Na sequência, acontece a palestra “Arborização Urbana, Cidadania e Sustentabilidade: inclusão social e uso de tecnologias como ferramentas para a educação ambiental”, que terá como palestrante a bióloga Ketleen Grala, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA – Bagé – RS).

Texto: Severino Lopes