Inovatec registra software responsável por contribuir no diagnóstico e prevenção do câncer de mama

4 de janeiro de 2024

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou mais um depósito de software. Dessa vez, trata-se de um programa de computador com contribuições na área da Saúde responsável por contribuir no diagnóstico e prevenção do câncer da mama.

A ferramenta, intitulada “Software para mineração de dados oncológicos (CGMiner)” foi protocolado junto ao INPI sob o número BR 512023004032-0. Ela apresenta-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Vladimir Costa de Alencar, docente do Departamento de Computação da Instituição.

O software foi criado através do uso de técnicas de mineração de dados, utilizando os protocolos dos bancos de dados dos pacientes portadores de neoplasia mamária. As informações foram obtidas através do serviço de termografia mamária, do Centro de Cancerologia do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande.

O objetivo dessa tecnologia foi identificar os fatores determinantes do câncer de mama, e assim criar um perfil desses pacientes como forma de contribuir no auxílio do diagnóstico e na implementação de medidas preventivas, que evitem complicações em pacientes que sofrem com a doença.