Inovatec registra software responsável por cálculo no desenvolvimento e formulação de medicamentos

7 de março de 2024

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba anuncia o depósito de mais um software. Dessa vez, trata-se de um aplicativo na área da Farmácia. O software intitulado “Calculei” foi protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número 512024000698-2.

O software destaca-se como resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Bolívar Ponciano Goulart de Lima Damasceno, docente do Departamento de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF). O desenvolvimento do software contou ainda com a importante contribuição dos alunos Luis Felipe Alves Dionísio e Joyce Belizio Diniz, ambos do curso de Farmácia.

Segundo a Inovatec, o aplicativo “Calculei” é uma ferramenta abrangente projetada para atender às necessidades tanto de alunos quanto de profissionais na área farmacêutica. Ele oferece uma variedade de funcionalidades essenciais para o cálculo e análise de parâmetros cruciais no desenvolvimento e formulação de medicamentos.

Entre suas principais características, o aplicativo permite calcular com precisão a quantidade de componentes em uma formulação, realizar cálculos versáteis de densidade, determinar a quantidade exata da mistura de dois tensoativos em uma formulação por meio do cálculo de Equilíbrio Hidrófilo-Lipófilo (EHL), calcular a velocidade de sedimentação de partículas em suspensão e determinar a porcentagem de ionização de uma molécula em um pH específico. Além disso, conta com uma calculadora nativa como suporte adicional, proporcionando uma experiência ainda mais completa e eficiente.