Inovação Tecnológica faz registro de software e depósito de patente com tecnologias envolvendo a água

24 de abril de 2024

A agua é um bem precioso. Ciência e gestores continuam desenvolvendo tecnologias para melhorar sua qualidade e acesso. Os últimos registros de software e patente depositados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) envolvem este elemento em diferentes áreas da engenharia.

“AquaElevate” é um software para dimensionamento preciso de estações elevatórias de água, protocolado junto ao INPI sob o número 512024001170-6. É resultado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Fernando Fernandes Vieira, do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), em colaboração com o estudante João Pedro Vital Pereira, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O objetivo do AquaElevate é facilitar a seleção da bomba mais eficiente para uma determinada aplicação. Inicialmente, o usuário é solicitado a escolher o material do tubo entre uma lista pré-definida, inserir a duração da operação da bomba e a vazão desejada. Com base nessas informações, o software calcula o diâmetro necessário para os tubos de sucção e recalque, proporcionando uma estimativa precisa desde o início do processo de dimensionamento.

Funciona como uma ferramenta capaz de beneficiar projetos de edificações residenciais e apresenta-se como essencial para engenheiros e projetistas envolvidos no dimensionamento de estações elevatórias de água. Segundo a Inovatec, sua abordagem detalha funcionalidades específicas que tornam o processo mais eficiente e confiável.

Depósito de patente
Considerado um avanço sustentável, pesquisadores da UEPB desenvolveram um coagulante à base de tanino para purificação de água. A tecnologia se insere na área de toxicologia ambiental e engenharia química ambiental e tem como objetivo aprimorar o processo de extração de taninos, por meio de um método que garante um rendimento superior na obtenção destes extratos. A invenção descreve a produção de um coagulante à base de tanino, incorporando uma etapa de cationização subsequente à extração, destinado ao tratamento eficaz de água.

O trabalho é resultado das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Whelton Brito dos Santos e Weruska Brasileiro Ferreira. A pesquisa contou com a colaboração valiosa dos estudantes de pós-graduação Thyago Nóbrega Silveira e Djalma Queiroga de Assis Neto Silveira, ambos doutorandos em Engenharia Ambiental, além de Maria Emília de Freitas Sousa e Matheus Barbosa Lourenço da Silva, mestrandos em Ciência e Tecnologia Ambiental.

A pesquisa também teve a contribuição dos discentes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Gustavo Santos Vidal de Negreiros, Beatriz Hayelly dos Santos Bezerra, Lívia Lara da Silva Oliveira e Laila de Lima Oliveira, que desempenharam papel fundamental no processo e desenvolvimento da pesquisa.

Com tais resultados, UEPB e Inovatec seguem reafirmando o compromisso da Instituição com a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica, contribuindo assim para o avanço sustentável e a preservação ambiental.