Grupo de teatro do Centro de Ciências Humanas e Exatas apresenta espetáculo na cidade de Serra Branca

15 de abril de 2024

O grupo de teatro Experieus, vinculado ao projeto de extensão “As artes cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à Educação”, desenvolvido no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), Câmpus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Monteiro, participou das festividades do 3º aniversário do Quilombo de Ligeiro de Baixo, em Serra Branca. A apresentação aconteceu no domingo (7).

O projeto é coordenado pela professora Cristiane Agnes, atual coordenadora de Extensão do CCHE. O grupo participou da cerimônia de abertura do evento e ofereceu ao público a apresentação teatral “O ancestral em nós: conexão entre corpos e vozes”, que enfoca na força dos povos originários, culminando no resgate do personagem Tibira, indígena tupinambá assassinado no século XVII vítima de homofobia.

A diversidade musical brasileira foi apresentada pelas vozes de três atrizes-cantoras, dentre as quais duas são estudantes do CCHE. Em seguida, o espetáculo teatral conjugou diversas linguagens cênicas, promovendo uma experiência ímpar. A ação integra o elenco de espetáculos do grupo Experieus, resultante do projeto de extensão em atividade desde 2014, e foi submetida e selecionada no edital da lei Paulo Gustavo no ano anterior.

Os recursos provenientes do edital foram investidos estrategicamente para aprimorar o material gráfico e possibilitar, por exemplo, a contratação de serviços para registro audiovisual, viabilizando ainda a apresentação do espetáculo em outras cidades. A celebração do 3º aniversário do Quilombo de Ligeiro de Baixo marcou um momento significativo na história da comunidade quilombola de Serra Branca. A presença e contribuição da UEPB foram recebidas com entusiasmo e gratidão pela comunidade, proporcionando-lhes uma experiência cultural rica e inspiradora.

Essa participação reiterou o compromisso da Extensão em estabelecer parcerias sólidas e expandir suas fronteiras, promovendo diálogos cada vez mais enriquecedores. Rememorando a voz de Milton Nascimento “todo artista tem de ir aonde o povo está”, o CCHE e a UEPB também fazem arte por seus artistas e cumpre seu papel social.

Serviço:
Grupo de Teatro Experieus
Cantoras: Jakellyne Ruth, Anne Andrade, Vitória Fernandes
Sonoplastia ao vivo: Adalto Carlos
Elenco: Cristiane Agnes, Daniel Quintans, Gabrielle Suamy, Joyce Lima, Neudenis de Carvalho
Direção Geral: Cristiane Agnes