Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida lança livro sobre educação biológica pela EDUEPB

19 de março de 2024

“Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar”. Esta frase de Paulo Freire é a epígrafe do livro recém-lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). O Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (Grecomvida) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de lançar o livro eletrônico “Educação Biológica: percursos e tessituras na formação docente”.

Segundo a professora Márcia Adelino, do curso de Ciências Biológicas, do Câmpus I e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGCEM), esta obra é fruto de vários anos de pesquisa do Grecomvida, grupo que coordena e que já existe há 15 anos. A docente, que também é uma das organizadoras do e-book, compilou estudos advindos da graduação, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), dissertações e teses relacionadas à formação docente, tema desta edição, que pretende-se ser a primeira de uma série.

A edição reúne oito capítulos que abordam a educação biológica e discutem percursos e tessituras na formação docente. O livro foi organizado pela professora Márcia Adelino e pelas doutorandas do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) na área de Educação em Biologia, Fabiana Martins e Evanize Custódio.

A obra já encontra-se disponível para download gratuito no site da EDUEPB.

Texto: Juliana Rosas