Festival Comunicurtas UEPB tem programação a partir deste sábado (3) no Museu de Arte Popular da Paraíba

1 de dezembro de 2022

Há 17 anos a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove uma maior difusão do cinema na serra paraibana. Atualmente, celebra não somente o audiovisual feito em Campina Grande ou na Paraíba, mas o cinema do Brasil e do mundo. E “Cinema da Paraíba” é o tema da 17ª Edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, que chega celebrando o cinema paraibano e despertando reverência e memória aos realizadores do passado e da atualidade. O evento será realizado de 3 a 8 de dezembro, com programação no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Central de Integração Acadêmica Paulo Freire e Teatro Municipal Severino Cabral.

As mostras competitivas acontecem entre os dias 5 e 8 de dezembro, mas a partir deste sábado (3) já tem programação cultural e audiovisual no MAPP, a partir das 15h. As mostras competitivas do Comunicurtas são: “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Longas-metragens”, “Tropiqueers” e “Filmes do Mundo”, “Estalo”, “A Ideia é…”, “Tropeiros de Telejornalismo” e “Som da Serra”. Na segunda-feira (05), a partir das 08h30, no Auditório I da Central Acadêmica, acontece a mostra Tropeiros de Telejornalismo. Na noite da segunda-feira (5), ocorre a cerimônia oficial de abertura, no Teatro Municipal. A partir da terça-feira (6), pela manhã, haverá debate com os realizadores dos vídeos exibidos na noite anterior. Na quinta-feira (8), às 20h30, a cerimônia de premiação encerra o Festival.

O Festival Comunicurtas UEPB consiste na difusão e exibição de filmes e vídeos de curta e longas-metragens locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de Cinema, Jornalismo e Publicidade. A proposta abre espaço para a divulgação e democratização da produção audiovisual, objetivando socializar e dar visibilidade à produção local e regional. O Festival também visa o reconhecimento dos profissionais do audiovisual de forma geral. O evento será composto de palestras, debates, oficinas, apresentações musicais, mostras competitivas e não competitivas.

O Comunicurtas UEPB é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros. Acesse aqui a programação completa. Interessados podem acompanhar mais informações no Instagram do Festival.

Texto: Juliana Rosas