Feira Agroecológica encerra atividades do semestre 2022.2 com confraternização e sorteio de brinde

29 de novembro de 2022

Após sete meses de intensa atividade, de troca de saberes, de conhecimento e venda de produtos sem agrotóxicos, a Feira Agroecológica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerra as atividades de 2022.2 nesta quinta-feira (1º), a partir das 7h, no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus de Campina Grande. O encerramento será marcado por uma pequena confraternização envolvendo os produtores, estudantes e professores envolvidos no projeto.

A exemplo das edições anteriores, o último dia de realização da feira no ano também contará com um café da manhã coletivo. A Coordenação da feira solicitou aos participantes para levar suas canecas como forma de evitar o uso de descartáveis em uma atitude ecologicamente correta. Haverá ainda um sanfoneiro para animar a manhã com muito forró.

Durante a feira, será realizado o sorteio de uma cesta de produtos agroecológicos para os clientes que preencheram seus cupons nas compras acima de dez reais. O evento também contará com a participação de mais projetos e iniciativas como o Coletivo de Mulheres/Mães Empreendedoras, a Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA), além do Projeto Bazar de Livros que terá muitas novidades.

O coordenador do projeto de extensão do Departamento de Biologia, professor Simão Lindoso de Souza garantiu que em 2023 a Feira Agroecológica voltará com mais novidades. Implantada com a finalidade de incentivar a agricultura familiar e a produção agrícola sem a utilização de insumos químicos, a Feira Agroecológica da UEPB vai além da comercialização e também é uma oportunidade para troca de saberes e conhecimentos dos estudantes da Instituição, contribuindo na formação, pesquisa e extensão. O projeto presta assistência aos agricultores da região da Borborema e funciona em parceria com a Associação EcoBorborema.

Realizada sempre às quintas-feiras, a Feira Agroecológica iniciou seus trabalhos na Praça de Alimentação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no Câmpus de Bodocongó, e desde 2019 foi transferida para a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, tendo sido interrompida devido à pandemia da covid-19. O evento foi retomado de forma presencial em maio deste ano, após dois anos sem acontecer devido a pandemia.

Para saber mais e dar sugestões sobre a feira, basta acessar o perfil do projeto no Instagram @feiraagroecologicauepb.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom