Exposição com inspiração em rochas abre temporada da Fundação Espaço Cultural da Paraíba

Exposição com inspiração em rochas abre temporada da Fundação Espaço Cultural da Paraíba
11 de abril de 2024

Tem início nesta quinta-feira (11), a partir das 18h, na Galeria Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, a exposição “As rochas são formadas pela expiração, brisa e redemoinhos”, da artista Rebeca Souza. A produção tem apoio do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB e do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Também terá início, mas no Espaço Expositivo Alice Vinagre, sobre o projeto ‘Cores’, da fotógrafa e antropóloga Rafaella Sualdini, resultado de dois anos de trabalho registrando a beleza e a essência da mulher negra em fotografias. As duas exposições abrem a temporada 2024 do Espaço Cultural e fazem parte do Edital de Ocupação destinado a artes visuais. As duas mostras ficam abertas à visitação até 17 de maio.

Na exposição “As rochas são formadas pela expiração, brisa e redemoinhos”, a artista Rebeca Souza investiga diferentes materiais e processos envolvidos na criação artística. A interação entre materiais, técnicas e suportes estende-se tanto a obras bidimensionais como tridimensionais, influenciada pela arte neoconcreta com um toque de gesto expressionista.

A artista usa materiais como madeira, papel e tecido, transformando-os e unindo tradição formal com práticas artísticas contemporâneas. Na série “Substância”, cria uma massa corpórea, destacando a materialidade do óleo e sua cor preta. Na série “Objetos-pedra” utiliza formas brutas cuja inspiração é a constituição geológica do Cariri Paraibano.

“A obra de Rebeca Souza traz referências das estéticas brasileiras da segunda metade do século XX, onde se destacaram Mira Schendel, Amilcar de Castro e Sergio Camargo, este último compartilhando o amor da artista por pedras”, disse a curadora Rita do Monte.

Foto: Divulgação