Evento sobre empreendedorismo e inovação integra programação do 2º Congresso Universitário da UEPB

10 de novembro de 2022

Durante a 2° edição do Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizado nesta quarta-feira (9) um Pitch Day, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande. Essa expressão vem do inglês e significa um dia para impulsionar projetos de inovação de empresas e startups através de apresentações breves e diretas. O Pitch Day contou com a apresentação de oito negócios idealizados pela comunidade acadêmica. Na ocasião os projetos foram avaliados por uma banca que premiou os três melhores.

A iniciativa foi do professor de empreendedorismo do polo da UEPB da cidade de Sousa, Josemir Moura, em parceria com o Sebrae. Ele destacou que o objetivo é gerar emprego, renda e riqueza para o estado a partir do empreendedorismo. “Ao invés dos alunos estarem apenas esperando uma oportunidade de emprego, porque não serem eles mesmos geradores dessas vagas de emprego no mercado paraibano?”, disse.

Lucas Teixeira, da empresa Inspira Não Pira, fez parte da banca avaliadora. Segundo ele, a ação teve o objetivo de trazer para o público universitário a oportunidade de exibir seus negócios utilizando o formato de Pitch, que é uma técnica bastante utilizada no ambiente empreendedor. “A gente trouxe oito empresas tanto de alunos como de professores, para que eles pudessem apresentar e serem avaliados pela banca composta por pessoas do mercado e representantes de outras instituições”, destacou Lucas.

O primeiro lugar no Pitch Day ficou com o estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Júnior Araújo, e seu colega de empresa, Filipe Araújo. Eles apresentaram a startup Pandazone, trabalhando com Smart Buildings, que em português significa edifícios inteligente. O termo se refere a um conceito que planeja construções que podem ser gerenciadas remotamente. Como premiação a dupla recebeu troféu, uma mentoria e uma bolsa oferecida pelo Senai. “Nós ficamos sabendo através do professor Josemir, no Impulse programa que o professor também está envolvido e então tivemos a oportunidade de estar nesse evento onde nos consagramos vencedores”, contou.

Realizações como essa visam promover a educação empreendedora na universidade e assim conscientizar a comunidade acadêmica acerca das diversas oportunidades que a educação pode agregar na vida do estudante.

Texto: Larissa Pessoa (Estagiária)