Estudantes do Câmpus IV participam de aula de campo durante visita à Exposição Armorial 50

9 de outubro de 2023

Estudantes do curso de Letras do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, visitaram, no sábado (7), a Exposição Armorial 50, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), em Campina Grande. A aula de campo teve o objetivo de compreender a importância do Movimento Armorial e entender como o escritor Ariano Suassuna construiu seu projeto de Brasil de maneira a localizar as origens da nação no Sertão.

A atividade foi organizada pela professora da disciplina de “Literatura Popular”, Ana Paula Lima Carneiro, com apoio do Departamento de Letras e Humanidades. Durante a visita ao Museu, foi possível os estudantes acompanharem a trajetória artística do escritor e do Movimento Armorial como um todo. Docente e discentes também visitaram a Vila do Artesão, onde puderam ter contato com diferentes formas de manifestação da cultura popular.

A temporada da Exposição – que contemplou 140 obras simbolizando o Movimento criado em 1970, no Recife, por Ariano Suassuna e um grupo de artistas inspirado na cultura nordestina – foi a primeira no Nordeste e estreou em 18 de maio. Antes de Campina Grande, a Mostra, que dispõe de patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF), também com êxito, encantando mais de 250 mil pessoas.

Texto: Juliana Rosas