Estudante de Educação Física conquista título norte-nordeste de Wrestling e sonha com vaga no Pan Americano 2023

22 de setembro de 2023

Com as atenções voltadas para uma competição nacional, que acontece em novembro em São Paulo, e que pode render uma vaga para o sonhado Pan Americano 2023, que será realizado em Santiago (Chile), o estudante de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Walisson Alves da Silva, se tornou campeão d eetapa Norte-Nordeste do Campeonato Brasileiro de Wrestling,organizado pela Confederação Brasileira da modalidade (CBW).

O atleta, que cursa o 2º período e faz parte dos projetos de incentivo ao esporte desenvolvidos pela Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL), conquistou a medalha de ouro lutando na modalidade Estilo Grego-Romano, até 67kg, tendo vencido na final a luta contra o alagoano Erick Felix Vicente da Silva. A competição foi disputada no sábado (16) e domingo (17), na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa e reuniu mais de 500 atletas de todo o Brasil, em cinco categorias.

Esta não foi a primeira conquista de Walisson Alves da Silva, que já colocou várias medalhas no peito e agora está focando nos Jogos Universitários e numa competição a ser disputada em São Paulo no final do ano e que servirá como seletiva para o Pan Americano.

Wallison que faz parte dos projetos de musculação e judô desenvolvidos pela COEL, comemorou a conquista e reconheceu o incentivo da UEPB na prática de esportes. Ele, junto a mais quatro estudantes, participará dos Jogos Universitários Brasileiros em outubro em Joinville (SC). “Feliz com o resultado. Agora é continuar treinando para as próximas competições”, disse.

A Etapa Norte-Nordeste foi a primeira de três que serão realizadas ainda neste ano. A segunda acontece em outubro, em Cubatão (SP), já a terceira e última, em dezembro, em Cuiabá (MT). Essa é uma modalidade que a Paraíba vem se destacando nas competições nacionais. Nos Jogos da Juventude, sempre os atletas paraibanos conseguem excelentes índices. A UEPB, por meio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST) e Coordenadoria de Esportes e Lazer, tem incentivado essa prática esportiva junto aos estudantes da Instituição.

O Wrestling é uma luta agarrada onde uma dupla disputa sobre uma lona esticada num piso emborrachado, com a área de luta delimitada por um círculo impresso na lona. O objetivo é imobilizar o adversário com as costas no chão, ou vencer por pontos. A luta é um dos esportes mais antigos, ao lado do atletismo, estando presente tanto nos jogos Olímpicos da Antiguidade quanto na Era Moderna, desde a recriação pelo Barão de Coubertin, em 1896. É um esporte praticado nos cinco continentes e tradicionalíssimo, com infinitos campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal