Esporte e lazer: projeto incentiva a prática esportiva da comunidade acadêmica e população em geral

28 de março de 2022

A prática de atividades físicas é de grande importância para quem quer buscar qualidade de vida e saúde, proporcionando benefícios fisiológicos, motores e psicológicos. Partindo desse propósito, o projeto de extensão “Esporte e Lazer para todos”, desenvolvido no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, estimula a prática de atividades esportivas e de lazer de estudantes, servidores e comunidade em geral.

Sob a coordenação dos professores Roseane Barros e Eugenio Moura, o projeto é desenvolvido através da orientação dos alunos e extensionistas da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, História, Física e Engenharia Civil, que são habilitados nas modalidades de Judô, Kendo, Jiu-Jitsu, Boxe funcional, Muay thai, Danças e ritmos, Treino funcional e dicas de treinamento e qualidade de vida.

Segundo Roseane, através das diversas modalidades que o projeto atua foi possível atender cerca de 500 pessoas com as aulas on-line desenvolvidas pela plataforma do Google Meet. “Pelas redes sociais foram lançados vídeos informativos com atividades físicas orientadas e exercícios sistematizados, permitindo às pessoas praticarem em casa de forma correta e assim conscientizá-las de que não se pode fazer treinos de qualquer jeito”, concluiu.

O projeto surgiu em 2015 com o objetivo de ofertar modalidades esportivas e de lazer para o tempo livre dos servidores e estudantes da UEPB. A priori, o público-alvo era apenas a comunidade acadêmica, mas como se trata de um projeto de extensão, foi disponibilizada a abertura de vagas para a comunidade em geral.

A estudante do 6º período de Educação Física, Mayara Pequeno, que ministra aulas de Dança, lembra que participa do projeto desde janeiro de 2021. A discente afirma que foi desafiador adaptar as aulas para o formato remoto devido a questões de adesão dos próprios alunos em dispor de um ambiente adequado para participar das aulas, mas, com o tempo, conseguiu observar um maior envolvimento dos participantes. A estudante pontua, ainda, que a experiência tem sido de grande valor na sua formação acadêmica e também em sua vida pessoal. “Ter que lidar com a individualidade de cada pessoa, ouvir, tentar entender e moldar a aula de uma forma que atenda as expectativas da maioria, tem sido um desafio que me permite aprender e crescer a cada dia”, avalia.

As atividades funcionam de segunda a sexta-feira nas instalações do Departamento de Educação Física, no Câmpus I (quadra, piscina, sala de musculação, sala de luta, sala de dança, pista de atletismo), no Parque de Bodocongó e também no Museu dos Três Pandeiros. As aulas retornam no semestre 2022.1 de forma híbrida e as inscrições para participar, tanto de forma on-line quanto presencial, serão realizadas através das mídias sociais da COEL (@coeluepb), que disponibilizará links para as modalidades ofertadas. O retorno presencial segue todas as medidas de segurança sanitárias para uma volta segura, com limite de pessoas e não haver lotação.

Texto: Ana Cláudia Santos (Estagiária)
Fotos:
Arquivo/COEL