EDUEPB lança e-book com abordagem sobre recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Semiárido

26 de outubro de 2021

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o e-book “Alternativas de disponibilidades e uso dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Semiárido”, organizado pelas professoras Fabiana Xavier Costa, Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça, Weruska Brasileiro Ferreira e pelo pesquisador Salomão de Sousa Medeiros. Trata-se de uma obra que valoriza os recursos hídricos e mostram que sem eles não haveria vida.

O livro é fruto da colaboração de professores e pesquisadores de diversas instituições, como a UEPB, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto do Semiárido (INSA).

Segundo a professora Fabiana Xavier, que atua na Universidade Federal de Campina Grande, as informações apresentadas no livro comprovam a existência de conhecimento sobre os recursos hídricos e possibilitam a promoção desses recursos como segmento com grande perspectiva econômica, especialmente para o Semiárido brasileiro. A obra mostra que com a captação de água de chuva, tratamento de água e reuso agrícola, a água poderá ser explorada de forma inteligente, econômica e ambientalmente correta em todo o Semiárido nordestino.

Nos 11 capítulos deste livro, os pesquisadores abordam os principais segmentos dentro dos recursos hídricos: captação de água de chuva, tratamento de água e reuso agrícola. Todos eles são de grande relevância social, política, econômica e ambiental para a região do Semiárido. A pretensão dos pesquisadores é que esta primeira edição sirva de suporte em termos de conhecimento e tecnologia necessárias a uma exploração racional e autossustentável dos recursos hídricos no Brasil.

Baixe gratuitamente o e-book clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes