Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança títulos em comemoração ao Dia Mundial da Água

22 de março de 2022

Dentro do contexto das celebrações do Dia Mundial da Água, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou nesta terça-feira (22) cinco títulos na versão e-books, abordando a temática da água. Em perspectivas distintas, as obras destacam a água como direito humano, passando questão da governança, problemas do saneamento e até as políticas públicas.

Foram lançados os livros digitais “O Problema da água e do saneamento: algumas respostas”, organizado pelo professor José Irivaldo Alves Oliveira Silva; “A matemática da gestão e a alma lameada”, do professor Marcos Cristiano Zucarelli; “Alternativas de disponibilidade e uso dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do semiárido”, organizado pelas pesquisadoras Fabiana Xavier, Ana Maria Gonçalves, Weruska Brasileiro Ferreira e o professor Salomão de Sousa Medeiros.

Ainda constam como lançamentos referentes a esta data “Dinâmica e complexidades na gestão e governança da água”, organizado pelos pesquisadores Ana Alice de Carli, Ângela Maria Cavalcanti, Cristiane de Marques Souza e José Irivaldo; bem como a obra “A Água como direito social fundamental”, de autoria da professora Laryssa de Almeida Donato.

Todos os lançamentos já estão disponíveis na página da EDUEPB link https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/, e contam com a participação importante de pesquisadores da UEPB, em diálogo com parceiros nacionais e internacionais. As obras são frutos de estudos, leituras críticas, reflexões, proposições e alternativas sustentáveis para um mundo melhor, a partir do uso correto desse importante e indispensável recurso.

Conforme explicou o professor Cidoval Morais, diretor da EDUEPB, trata-se de uma coleção de natureza interdisciplinar, interinstitucional que envolve o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, mas também vários pesquisadores de outros programas da instituição como o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental, ambos da UEPB.

Além disso, os e-books têm participações da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), parceiros nacionais da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB – SC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outros pesquisadores de instituições da América Latina. O professor Cidoval ainda destacou que com essa compreensão, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba, em mais uma atitude pioneira, buscou trazer uma discussão dos nossos tempos focando nas bases para a mudança, mobilizando mais de 100 especialistas do mais alto nível, de várias regiões do país, da Colômbia e Espanha.

Confira abaixo as capas das obras lançadas.

Texto: Severino Lopes