Divulgados os vencedores do 1º Prêmio de Inovação da Universidade Estadual da Paraíba

Divulgados os vencedores do 1º Prêmio de Inovação da Universidade Estadual da Paraíba
10 de dezembro de 2022

Em uma festa prestigiada, que coroou as melhores invenções tecnológicas como reconhecimento dos programas mais inovadores e das tecnologias avançadas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba e protegidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), foram conhecidos os vencedores do 1º Prêmio de Inovação Tecnológica da UEPB, promovido pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Instituição.

A cerimônia de entrega do prêmio, que visa incentivar, valorizar e reconhecer as melhores invenções realizadas por cientistas e pesquisadores da Universidade, foi realizada na manhã desta sexta-feira (9), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP). Foram premiados os três melhores inventores que desenvolveram as melhores patentes, os melhores programas de computador, melhor desenho industrial e os programas de pós-graduação mais inovadores.

Em sua primeira edição, o prêmio foi fruto de uma parceria da Inovatec com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e Fundação Parque Tecnológico. Ao todo, 25 trabalhos foram inscritos no prêmio, nas quatro categorias. Na abertura do evento estiveram presentes a professora Simone Silva dos Santos Lopes, coordenadora de Propriedade Intelectual da INOVATEC; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Francisco Jaime; e o professor Luciano Albino, chefe de Gabinete, que representou a reitora Célia Regina Diniz.

A solenidade também contou com a participação do presidente da FAPESQ, Roberto Germano; da diretora da Fundação Parque Tecnológico, professora Nadja Oliveira, do professor Tércio Andrade, gerente de projetos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município; da professora Karina Dias da Unifacisa; além dos pesquisadores e inventores inscritos no prêmio.

Ao saudar os convidados, a professora Simone Silva destacou a importância da iniciativa e a qualidade dos trabalhos que concorreram ao prêmio. Ela enfatizou que as tecnologias inscritas foram desenvolvidas por professores, estudantes e servidores técnicos administrativos da UEPB. Essas tecnologias, conforme enfatizou Simone, foram analisadas por um Comitê Científico constituído com participantes do Sebrae, da Fundação Parque Tecnológico, Unifacisa, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outras instituições.

Coube a essa Comissão avaliar os trabalhos, observando critérios como aplicação industrial, potencial de transferência dessas tecnologias, bem como a importância delas para o desenvolvimento local para a sociedade. “Estamos felizes com o sucesso deste primeiro prêmio. Nossa iniciativa visa estimular mais pesquisadores na UEPB que tenham esse potencial inovador”, destacou Simone.

A professora ressaltou ainda que a iniciativa é a culminância de 10 anos de trabalho da Inovatec, que tem um grande potencial tecnológico protegido pelo INPI. O presidente da FAPESQ, professor Roberto Germano, destacou que o prêmio demonstra a sensibilidade da UEPB aos avanços tecnológicos e ao setor de informação como um todo que a universidade e os parceiros têm desenvolvido.

“O trabalho que o Núcleo de Inovação Tecnológica vem desenvolvendo fortalece essas ações, mostrando para a sociedade a valorização das descobertas científicas e tecnológicas, fazendo com que se abra novos horizontes para mostrar à sociedade os valores que nós temos dentro da nossa instituição”, destacou Roberto.

Um dos incentivadores da iniciativa, o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Francisco Jaime, destacou a importância do prêmio que, segundo ele, marca o surgimento de um novo ciclo na Instituição. Francisco Jaime destacou que, a partir deste momento, a Universidade poderá criar uma agenda positiva para garantir a permanência do prêmio que destaca o que acontece de inovação na Instituição.

Ele observou que a UEPB evoluiu bastante no campo da tecnologia e inovação, mas ainda tem muito terreno para avançar. Segundo ele, só fazer as invenções não é suficiente e é importante criar os meios para as patentes chegarem no mercado e gerarem impacto positivo na vida das pessoas e na economia estadual. “É um ciclo que está começando agora. Acredito que a gente vai conseguir alavancar ainda mais os produtos que estão sendo gerados, para que possam efetivamente voltar como serviços para a população”, frisou o pró-reitor.

Representante da Reitoria no evento, o professor Luciano Albino destacou que a premiação é resultado não só do ponto de vista tecnológico mas do ponto de vista institucional, que diz respeito a muito mais que a tecnologia na ponta com equipamento e software. “A UEPB tem atuado em setores estratégicos para o Estado com muita excelência, na formação de professores e estudo do semiárido, disse. Falando como sociólogo, Luciano enfatizou que a UEPB é uma instituição que tem os pés fincados na realidade do semiárido da região, conseguindo chegar aos lugares mais longínquos da região.

Antes da premiação aconteceu a palestra “As estratégias de sucesso da Transferência de Tecnologias nas Universidades”, ministrada de forma remota pela professora Camila Cardoso Santos, da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O momento mais aguardado da cerimônia e ápice do prêmio, foi a entrega dos troféus e certificadso de mérito inovador e tecnológico. Foram premiados os três trabalhos mais inovadores nas categorias “Melhor Pedido de Patente”, “Melhor Pedido de Desenho Industrial”, “Melhor Programa de Computador” e “Programa de Pós Graduação”. Todos os vencedores têm tecnologias depositadas pela INOVATEC junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Nesta primeira edição, 25 trabalhos de tecnologias foram inscritos, sendo que os três melhores de cada categoria receberam os troféus. Todos os inventores das tecnologias inscritas no prêmio receberam certificado de participação. Na ocasião também foram entregues as três cartas aos inventores das Patentes já concedidas à UEPB.

Vencedores por categoria

Patentes Defendidas:
1º lugar: “Produto Farmacêutico Baseado em Micelas/Dispersas em Hidrogel Híbrido para Tratamento de Enfermidades Vaginais”, desenvolvido pelos pesquisadores João Augusto Oshiro Junior, Kammila Martins Costa, Bolivar Ponciano Goulart e Ana Cláudia Dantas de Medeiros.
2º lugar: “Formulação Farmacêutica Contendo Dietilcarbamazina para Uso na Profilaxia e no Tratamento de Doenças Inflamatórias Humanas, e Veterinárias”, desenvolvido pelos professores Francisco Jaime Bezerra, Elquio Eleamen de Oliveira, Cristina Alves Peixoto, Gabriel Barros Rodrigues e Brenda Martins Gabínio.
3º lugar: “Filmes de Quitosana Contendo um Derivado N-Aclidrazônico para o Tratamento de Lesões Cultâneas em Humanos e ou Animal”, desenvolvido pelos pesquisadores Bolivar Ponciano Goulart, Davison Marrony Santos Wanderley, Rosemary Santos Cunha Lima, Ricardo Olímpio de Moura, Lidiane Pinto Correia, Demis Fereira de Melo, laryssa Mirelle da Silva e Maria do Carmo Alves de Lima.

Programa de Computador:
1º lugar: “Sistema de Monitoramento Online de Biorreatores (Sismobio)”, desenvolvido por Railson de Oliveira Ramos, Thales Lacerda Querino de Albuquerque e Wilton Silva Lopes.
2º lugar: “Sistema de Gerenciamento de Acelerador Linear”, desenvolvido por France Anne Reinaldo Maia, Matheus Alcântara Santana, Nadja Maria Oliveira, Yuri Souza dos Santos.
3º lugar: “Nitgest”, de Morganna Karoline Lúcio Alves Tito e Simone Silva dos Santos Lopes.

Desenho Industrial:
1º lugar: “Configuração Aplicada em Armação para Óculos”, da professora Nadja Maria da Silva Oliveira e Diogo Pontes Costas.

Programa de Pós-Graduação:
1º lugar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF)
2º lugar: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS)
3º lugar: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA)

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos