Divulgado edital para mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva

8 de fevereiro de 2022

O Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) divulgou o edital do Processo Seletivo para o Exame Nacional de Acesso ao Curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva para o ano de 2022. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas até as 23h59min do dia 10 de março, pelo site www.vunesp.com.br.

Após proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a aderência da UEPB ao PROFEI foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) em setembro de 2021. O presente edital será o primeiro com vagas para a Instituição. O processo seletivo será de responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP.

O PROFEI é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. Serão ofertadas 206 vagas para o curso de Mestrado em Educação Inclusiva, de acordo com as linhas de pesquisa do Programa e docentes das Instituições Associadas. Das 206 vagas, 175 serão destinadas à ampla concorrência e 31 estão reservadas às cotas de ações afirmativas. À UEPB estão reservadas seis vagas universais e duas vagas de cotas.

O processo seletivo é destinado a somente profissionais da educação, com diploma em licenciatura ou de graduação em bacharelado nas áreas que compõem o currículo da educação básica, concursados como professores efetivos de educação básica em rede pública de ensino e que estejam em efetivo exercício em sala de aula comum. A seleção é composta de prova objetiva de conhecimentos gerais e objetivos, análise de documentos, projeto de pesquisa e entrevista. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 4 de abril.

Programa
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Inclusiva, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

Contato
Candidatos interessados deverão ler atentamente o edital para se certificarem sobre prazos, documentação e regras para envio de documentos. Em caso de dúvidas, o e-mail do programa na UEPB é profei@setor.uepb.edu, tendo como coordenador e vice coordenadora os professores Eduardo Gomes Onofre e Diana Sampaio Braga, respectivamente. Confira aqui o edital completo.

Texto: Juliana Rosas