Dia da Árvore é comemorado com distribuição de mudas no Centro de Campina Grande

21 de setembro de 2021

O dia 21 de setembro ficou estabelecido como o Dia da Árvore no Brasil, coincidindo com a chegada da primavera no Hemisfério Sul do planeta. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) celebrou a data com a distribuição de dezenas de mudas à população, na Praça da Bandeira, localizada no Centro de Campina Grande. As mudas são provenientes do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II, em Lagoa Seca.

O Câmpus II desenvolve um trabalho ambiental de produção de mudas dentro do Projeto Adote uma Árvore, idealizado pelo professor e biólogo Ivan Coelho Dantas, hoje falecido. De acordo com o diretor do CCAA, professor José Félix de Brito Neto, o viveiro tem produzido anualmente mais de 25 mil mudas de diferentes espécies florestais como, ipê amarelo, rosa, branco e roxo, ipê de jardim, aroeira, jasmim, flamboyant mirim, palmeira mexicana, pata-de-vaca, entre outras, as quais são destinadas à empresas, prefeituras, escolas, ONGs e pessoas que se dedicam ao meio ambiente.

O Dia da Árvore foi considerado um marco ecológico na conscientização e preservação das espécies arbóreas. Em outros países, também era comemorado com a chegada da primavera, que acontecia em data nem sempre coincidente com o Brasil. Na década de 1960, ficou estabelecido no país que o Dia da Árvore seria comemorado em 21 de setembro, data da chegada da primavera no Hemisfério Norte. A criação da efeméride surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente e tem como objetivo defender as florestas contra políticas ambientais questionáveis.

Texto: Juliana Rosas