Departamento de Letras realiza encontros científicos sobre aquisição da linguagem de forma híbrida

2 de abril de 2024
“A língua(gem) da criança em territórios férteis e plurais” é o tema dos eventos da 1ª Jornada Nacional em Aquisição da Linguagem e Interfaces (JORNALI) e do 6º Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança (ENLC), que acontecem de 24 a 26 de setembro, em formato híbrido. Ambos os eventos são realização de professores do Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira. As inscrições para a primeira chamada já estão abertas e seguem até 30 de abril.

A 1ª edição da JORNALI foi criada pelo professor Paulo Ávila, líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagem, Interação e Multimodalidade (GEILIM/CNPq/UEPB). A JORNALI foi pensada para a culminância da primeira turma de Especialização em Aquisição de Linguagem, do Departamento de Letras do Câmpus III.

Essa primeira turma de Especialização surge como resultado da expansão e do fomento da Aquisição da Linguagem (AL) em território nacional, por meio de eventos, reuniões científicas, produções e conquistas de espaços próprios, a exemplo da Comissão de Aquisição da Linguagem da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Estudos em Aquisição da Linguagem da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

O 6º Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança foi criado pela professora Alessandra Del Ré (UNESP-FCLARr), líder do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem (NALíngua/CNPq). Ambos os eventos contam com o apoio do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criado há 22 anos.

A JORNALI e o ENLC contarão com pesquisadores representantes da AL oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, da Bahia, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, do Pará e do Mato Grosso. O tema dos eventos tem em vista que o campo da AL tem se expandido no Brasil em termos tanto geográficos quanto teóricos. Os eventos foram pensados com o intuito de dialogar com profissionais e seus estudos realizados em outros territórios nacionais. Sendo assim, a intenção dos organizadores é trazer para o Nordeste, mesmo que de forma híbrida, pesquisadores e pesquisadoras do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul, com suas diversas perspectivas de aquisição e desenvolvimento da língua(gem) e suas interfaces.

Na programação dos dois eventos, os participantes contarão com diferentes atividades. A mesa-redonda será híbrida, bem como os minicursos e as exposições itinerantes. Todas as comunicações orais acontecerão de forma remota. Já a exposição de pôsteres, a sessão de debates temáticos em Aquisição da Linguagem, a visita guiada ao Bosque da UEPB com projetos de leitura e conscientização ambiental e a feira de artesanatos serão presenciais.

Serão sete eixos temáticos, para os quais os participantes podem se inscrever e enviar suas propostas de comunicação oral: 1 – Aquisição de Língua Materna; 2 – Aquisição de Línguas Estrangeiras e Adicionais; 3 – Aquisição e Ensino-Aprendizagem; 4 – Aquisição, Distúrbios e Singularidades da Linguagem; 5 – Aquisição da Linguagem e Estudos Surdos; 6 – Aquisição da Linguagem e Multimodalidade/Multissemioses; 7 – Aquisição da Linguagem e Interfaces.

As pessoas interessadas podem obter mais informações acessando o site dos eventos ou o Instagram.