Consuni aprova realização de eleição para Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba para 13 de junho

Consuni aprova realização de eleição para Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba para 13 de junho
24 de abril de 2024

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira (23), com transmissão pelo Canal Rede UEPB no YouTube, a realização da consulta eleitoral para escolha dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Instituição para o quadriênio 2024-2028. No encontro, foi presidido pela reitora Celia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora Ivonildes Fonseca, também ficou definido o dia 13 de junho como data para realização da consulta à comunidade universitária.

Conforme decidido pelos conselheiros, a votação será realizada on-line, por meio do sistema Helios Voting, considerando a coerência de escolha da ampla maioria dos pleitos ocorridos nos últimos quatro anos para as candidaturas em chapas vinculadas de reitor(a), vice-reitor(a), diretor(a) de Centro, chefe de Departamento, diretores(as) de Escola Técnica e coordenadores(as) de Curso, com seus(suas) respectivos(as) adjuntos(as).

Duas comissões serão formadas para o processo de consulta, sendo uma a Comissão Eleitoral, que será responsável pelas normas complementares do processo eletivo, e outra sendo uma Comissão Técnica, formada por três servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que ficará a cargo dos procedimentos para utilização do sistema de votação, sob a coordenação da Comissão Eleitoral.

A Comissão Técnica trabalhará sob a supervisão do Comissão Eleitoral e será incumbida de personalizar o Sistema de Votação On-line Helios Voting, de cadastrar os candidatos, de alimentar no sistema referido os eleitores e os e-mails institucionais, de viabilizar o acesso ao voto, de apresentar os dados da consulta eleitoral à Comissão Eleitoral, de realizar os testes necessários para garantir a excelência dos procedimentos e a segurança do certame, e, inclusive, de monitorar o processo de votação dos testes, votação, apuração à auditoria caso seja necessária.

Podem participar da consulta eleitoral docentes integrantes das carreiras do magistério superior, técnicos administrativos integrantes da carreira na UEPB e estudantes dos cursos de Graduação, Pós-graduação e do Ensino Técnico e Médio da Instituição, regularmente matriculados no período letivo em que se realizará o pleito.

A Resolução aprovada prevê vários momentos para o pleito, com todo um calendário de atividades eleitorais, desde o período de inscrição das chapas dez dias úteis junto à Secretaria da Comissão Eleitoral, debate oficial com regras previamente estabelecidas e acordadas entre as chapas, a consulta eleitoral propriamente dita, a apuração e divulgação dos resultados consubstanciando o término da apuração.

Conforme ressaltou o relator, Ricardo Soares, em seu parecer, o edital de convocação para as eleições deverá garantir, entre outras determinações estatutárias, o que observa o art. 44, que determina que o reitor(a) e o(a) vice-reitor(a) deverão ser “escolhidos em lista tríplice pelo Consuni pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em reunião conjunta”, por meio da qual serão nomeados pelo governador do Estado da Paraíba, de acordo com a legislação em vigor.

A reitora Celia Regina Diniz, assim como vários(as) conselheiros(as), ressaltaram que a realização das eleições no primeiro semestre visa evitar “colisão” ou qualquer interferência com as eleições municipais, que este ano serão realizadas no segundo semestre. Com a aprovação da Resolução, a reitora convocará uma reunião extraordinária do Consuni para deliberar sobre a composição das Comissões Eleitorais e Técnica, com o calendário do pleito.

Texto: Severino Lopes
Foto: Reprodução Rede UEPB