Consuni aprova criação de curso de História na modalidade EaD e mais dois cursos de tecnólogos presenciais

Consuni aprova criação de curso de História na modalidade EaD e mais dois cursos de tecnólogos presenciais
30 de maio de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), deu mais um passo na missão de transmitir conhecimento e contribuir para a formação qualificada de professores e jovens do Estado. Para isso, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou na tarde desta segunda-feira (30) a criação dos cursos de Licenciatura em História em EAD, e Tecnólogo em Ciências de Dados e de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos serão implantados graças a uma parceria entre a Instituição e o Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Presidida pela reitora Celia Regina Diniz, a reunião foi realizada por videoconferência através do Google Meet, com transmissão ao vivo pelo canal Rede UEPB no YouTube, contou com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, do Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, professor Cláudio Furtado, além da pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Vaneide Lima Silva, e da pró-reitora adjunta de Graduação, Vagna Rocha.

O curso de História vai fortalecer a formação de professores que já atuam na rede estadual, mas não tem o curso superior, enquanto que os cursos de tecnólogos possibilitarão a formação qualificada de jovens para o mercado de trabalho em uma área em expansão, mas carente de mão de obra qualificada. Inicialmente foi aprovado o curso de Licenciatura em História, cuja proposta foi relatada pelo conselheiro Luciano do Nascimento Silva.

O curso, fruto de uma proposta encaminhada pela PROEAD, tendo sido originado no Centro de Educação (CEDUC) e no Departamento de História, ambos no Câmpus I, tem como objetivo expandir a formação de professores de História da Educação Básica de forma a beneficiar populações que têm dificuldade de estudar no modelo presencial. Apenas os professores da Rede Estadual que estão em sala de aula, mas não têm a formação adequada, podem fazer o curso.

Em seu parecer, o professor Luciano discorreu que ao propor o curso a Secretaria de Educação fez um levantamento quanto à realidade existente de um contingente de professores do Estado que não apresentam a qualificação exigida para a ministração de conteúdos que compõem o quadro da rede de ensino da educação básica. Neste levantamento foi constatado que um outro contingente de professores da referida rede, expressaram o interesse e objetivo de frequentarem um segundo curso de Licenciatura.

O professor Luciano Nascimento acrescentou que com a criação de um curso de Licenciatura em História na modalidade EaD, a UEPB cumprirá a função de realizar a qualificação de professores da Rede que, em razão das suas complexas condições laborais, não conseguem efetivar matrícula em cursos presenciais ofertados pela Instituição.

Ao fundamentar o seu parecer, o conselheiro observou que a UEPB, desde a criação do sistema EaD, tem intensificado os esforços para ofertar cursos de licenciatura e graduação nessa modalidade que traduzam a formação de profissionais conhecedores e capazes de aplicar metodologias indispensáveis à qualificação exigida para a diversidade e complexidade existente no exercício laboral à luz de uma realidade social plural. O curso em Licenciatura Plena em História terá uma carga horária de 3.335 horas, no mínimo oito e no máximo 15 semestres de duração

A reitora Célia Regina destacou a importância dos cursos e lembrou que recentemente o Consuni aprovou a criação dos cursos de Pedagogia, Filosofia e Letras em Espanhol, atendendo a uma demanda do Estado. Já a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, destacou o papel da UEPB no processo de elevação no sistema de ensino público. Ela acrescentou que a Universidade tem o tempo inteiro olhado para a realidade social e buscado atender as necessidades apresentadas, dando soluções para as demandas.

Presente de forma virtual na reunião, o secretário Cláudio Furtado agradeceu a parceria com a UEPB e enfatizou que a proposta vem preencher uma lacuna existente na rede e atender a uma demanda no Estado. Ele lembrou que muitos professores que atuam na Rede não tem a formação adequada. Ao defender a proposta, ele enfatizou que a criação do novo curso é fundamental para fortalecer a Rede Estadual de Ensino.

O secretário ainda observou que o Estado tem um número elevado de professores que necessitam da formação em Licenciatura, principalmente os que atuam nas escolas integrais. Cláudio Furtado também fez questão de enfatizar que com o novo curso, a UEPB vai contribuir para melhorar a formação dos professores. “O apoio que a UEPB está dando na formação e na parceria com a Secretaria de Estado para que haja essas licenciaturas é de fundamental importância para a melhoria das condições de ensino e da capacitação dos novos professores”, observou.

Na mesma reunião, o Consuni também aprovou por unanimidade a formação dos cursos de Graduação de Tecnólogo em Ciências de Dados e de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) foi relatada pela conselheira Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo. Os dois cursos estarão vinculados ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA).

O curso de Tecnologia em Ciências de Dados (TecCD) e de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será realizado no prédio da Escola Estadual Liceu Paraibano, João Pessoa, e ofertará 100 vagas para cada um, sendo 50 para o turno integral Diurno, e 50 para o turno integral noturno, na modalidade presencial, em regime semestral, com carga horária total de 2.400 horas com duração mínima de quatro e máxima de seis semestres. O grau acadêmico a ser conferido ao egresso será o de Tecnólogo em Ciência de Dados.

O curso, conforme destacou a professora Carolina Coeli, caminha na perspectiva de inovação tecnológica, pautada na qualificação técnica e cidadã favorecendo inovar na resolução de problemas atendendo às demandas da sociedade. O curso também surgiu de uma proposta do Governo do Estado a fim de reduzir a demanda de profissionais nessas áreas, além de fortalecer a parceria entre as duas instituições.

Os editais serão realizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) com a UEPB, através do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). O corpo docente dos dois cursos será oriundo da própria UEPB e o Governo do Estado da Paraíba. O secretário Cláudio Furtado enfatizou que os cursos serão ofertados para atender uma demanda na área, com a falta de profissionais. Ele explicou que a ideia destes dois cursos em tecnólogos é fornecer mão de obra qualificada, já apontando para as necessidades que o mercado tem apontado no uso das tecnologias. Os dois cursos, conforme enfatizou o secretário, são focados no desenvolvimento do Estado.

Cláudio Furtado acrescentou que o Estado pensou na UEPB para implantar os cursos pela excelência do ensino e reconhecimento pelo trabalho realizado. Essa parceria, segundo ele, pode ser estendida por outras áreas que têm demanda no Estado, como aconteceu na área de Energias Renováveis.

Texto: Severino Lopes
Foto: Reprodução Sala Virtual