Consepe aprova criação de modelo de edital para processos seletivos dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu

25 de julho de 2022

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por ampla maioria, em reunião ordinária realizada de forma on-line, nesta segunda-feira (25), a criação de um modelo de edital para os processos seletivos dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da Instituição. A proposta encaminhada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) visa causar eficiência nas seleções de ingresso na educação pública.

A pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nadja Maria da Silva Oliveira, destacou a modernidade da proposta e enfatizou que a padronização não significa “engessar” ou infligir a autonomia dos programas da UEPB. Para ela, a padronização representa um avanço muito grande na Instituição. Ela ainda destacou a postura democrática da PRPGP, e disse que todos os coordenadores tiveram tempo suficiente para analisar a proposta.

“Na verdade, se trata de um conjunto de instruções para que a gente tenha de fato uma padronização e uma melhoria nos programas, observando as particularidades de cada um. A ideia é que a UEPB tenha vários programas lançando as suas vagas, tanto em nível de mestrado como de doutorado, de uma maneira mais organizada e orquestrada”, observou a professora Nadja.

A proposta foi relatada pelo professor José Joelson Pimentel de Almeida, tendo sido votada após a análise do pedido de vistas concedido à conselheira Maria do Socorro Moura Montenegro, e ao conselheiro Jose Etham de Lucena Barbosa, e um novo pedido para diligências desta vez pelo próprio relator.

Representante dos coordenadores no Consepe, o professor Ethan Barbosa relatou que após seu pedido de vista fez uma consulta junto aos coordenadores dos programas de Pós-Graduação para discutir a proposta. Nesta consulta, sete coordenadores se posicionaram, sendo que destes, seis se manifestaram favoráveis à padronização, conforme documento lido pelo professor na reunião.

O Consepe também homologou a Resolução/UEPB/CONSEPE/015/2022, editada ad referendum, que designa coordenadores institucionais para integrarem a Comissão de Avaliação do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB). O processo versa sobre a designação de professores da IES para atuarem como coordenadores institucionais do PRP e do PIBID.

No processo, relatado pelo professor Sérgio D’Ávila Lins Bezerra, foram indicados a professora Paula Almeida de Castro para a coordenação institucional do programa, e o professor Juarez Nogueira Lins para o cargo de procurador institucional de bolsa de iniciação à docência. A reitora Célia Regina explicou que fez a resolução editada ad referendum devido à urgência para indicação dos professores.

Texto: Severino Lopes