Comissão de Direito e Bem-Estar Animal faz visita técnica de avaliação no Centro de Humanidades

22 de julho de 2022

A Comissão de Direito e Bem-Estar Animal (CDBEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta quarta-feira (20), uma visita técnica no Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, localizado em Guarabira. A iniciativa fez parte das ações da Comissão visando identificar as principais dificuldades enfrentadas no local em relação às questões dos animais residentes no CH. Estiveram presentes a coordenadora, Luciana Medeiros, a secretária Karinne Souza, a representante da CDBEA em Guarabira, professora Luciana Silva, e os docentes e representantes do Centro de Humanidades, Verônica Pessoa da Silva e Amarildo Henrique.

A CDBEA tem como metas de trabalho realizar um diagnóstico da realidade dos animais em cada Câmpus da Universidade, e o primeiro local visitado foi Guarabira. Além disso, a proposta da Comissão é dialogar sobre as ações que devem ser realizadas pelos Centros voltadas à causa animal. Na oportunidade do encontro, os representantes da CDBEA juntamente a equipe do Câmpus III, dialogou sobre os assuntos relacionados ao bem-estar animal, desde o controle populacional, saúde dos animais e os pontos de alimentação.

Foram propostas ações para divulgar o trabalho da CDBEA, como realizar campeonatos esportivos em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Câmpus III, tanto para promover ações educativas quanto para captação de recursos destinados aos serviços veterinários, como vacinas, castrações e demais cuidados. Houve também propostas de parcerias com a Prefeitura de Guarabira, ONGs locais e a Universidade Federal de Paraíba (UFPB), Campus de Areia para realização de serviços voltados ao controle de natalidade dos animais que integram a realidade do Câmpus III.