Colação de Grau do CCEA forma novos profissionais em Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática

21 de dezembro de 2023

O Auditório Celso Furtado, do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ficou completamente lotado na noite desta quarta-feira (20), para a solenidade de Colação de Grau do semestre 2023.2 do Câmpus VII, localizado na cidade de Patos. Os(As) formandos(as) dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática celebraram com seus familiares e amigos a conquista pela conclusão do ensino superior na Instituição.

A reitoria Celia Regina Diniz presidiu a cerimônia e desde a abertura já fez questão de parabenizar a todos(as) pela vitória na carreira estudantil. O juramento foi proferido pela formanda Kayrla Emmylly Fernandes da Silva. Logo após este momento, todos ouviram com atenção a oradora oficial das turmas concluintes, Gabryelly Rodrigues Marcolino, do curso de Matemática, que proferiu palavras de agradecimento, superação e resiliência ao longo do seu discurso.

“Hoje, 20 de dezembro, é o dia tão esperado por todos nós. O dia que demonstra que toda a nossa dedicação, o nosso choro, os nossos anseios, alegrias e risos valeram a pena durante todos esses anos. É nesse momento em que nos despedimos e damos um grande passo em nossas vidas, já que esta jornada não foi apenas acadêmica. As nossas experiências fora da sala de aula moldaram quem somos hoje. E em nome de todos os(as) discentes que estão aqui presentes quero dizer que nós nos tornamos outras pessoas com espírito de liderança e coragem. Por isso, muito obrigado a todos e todas que contribuíram para isso”, destacou a estudante.

O paraninfo oficial das turmas do CCEA, major Luciano Adonias Barbosa foi aplaudido de pé por todos os presentes em reconhecimento ao trabalho que ele realiza há bastante tempo em contribuição com questões voltadas à UEPB. Durante sua fala, não escondeu a satisfação e honra que ter sido lembrado, ao mesmo tempo que desejou sucesso a todos(as) os(as) formandos(as) do Câmpus VII que agora ingressam em uma nova e vitoriosa fase de suas vidas, projetou.

“Estamos aqui reunidos para celebrar um feito notável, um capítulo que se encerra e outro que se inicia. Nesse momento de júbilo, parabenizo cada um(a) de vocês por alcançar este marco significativo e suas jornadas acadêmica. Vocês são vencedores(as), e têm muito meu respeito e admiração pela conquista em meio a tantas dificuldades. Vocês estão se transformando em agentes de mudanças em diversas áreas e isso muito nos orgulha. Comemorem, pois vocês merecem. Aos pais e familiares, também comemorem, pois este também é motivo de orgulho, porque esta vitória é de todos, é da família também”, disse.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, celebrou a conquista de todos(as) os(as) concluintes, destacando o poder de alcance da UEPB em formar profissionais capacitados par ao mercado de trabalho. “Temos certeza que vocês encontraram na UEPB um ambiente acolhedor, agregador, incentivador e também alegre. Aqui praticamos ciência, pesquisa e extensão com alumbramento, extasiamento, mas principalmente com responsabilidade. Somos cônscios de nosso papel de proporcionarmos inclusão social, de seio de conhecimento, de esteio de formação”, disse.

Posteriormente, a reitora Celia Regina Diniz também deu os parabéns a todos(as) e lembrou que ao iniciar essa caminhada, todos tinham uma meta definida que era concluir um curso superior na UEPB, e a Colação de Grau foi a celebração por alcançar essa meta. Celia reafirmou que este momento é especial para os formandos, familiares e também para a UEPB.

“Quando vejo essa turma de concluintes vibrante e bonita, eu lembro que outro dia vi em algum local alguém dizendo que a Universidade Estadual da Paraíba precisa prestar constas à sociedade. E esta é a maior prestação de contas que a Universidade Estadual da Paraíba presta à sociedade paraibana. Nós entregamos anualmente mais de dois mil profissionais aptos a resolver os problemas que a sociedade necessita. Nossa UEPB é uma sociedade pública, gratuita e de qualidade. Esta é a nossa prestação de contas”, disse a reitora sob aplausos dos presentes. Ela seguiu seu discurso parabenizando os(as) formandos(as).

“Esta é uma ocasião marcante que representa o fim de uma jornada acadêmica, e o início de uma fase em suas vidas. Aos(As) professores(as) quero também agradecer, pois seus ensinamentos foram fundamentais para formar profissionais competentes e preparados para enfrentar os desafios que apresentam nas respectivas áreas de atuação dos(as) concluintes”, acrescentou a reitora Celia Regina.

O momento de colação do grau acadêmico foi bastante celebrado por todos. O coordenador do curso de Administração, Odilon Avelino da Cunha, colocou o grau acadêmico de Maria Rita de Oliveira Paz, representante dos(as) concluintes. Já o coordenador de Ciência da Computação, Jucélio Soares dos Santos, conferiu o grau acadêmico simbolicamente a Esdras Samuel de Araújo, que representou seus colegas de turma.

Logo depois, o coordenador do curso de Física, Marcelo da Silva Vieira, conferiu o grau acadêmico a Amanda Moura Soares. Já o coordenador do curso de Matemática, Arlandson Matheus Silva Oliveira, conferiu o grau a Matheus Dantas de Oliveira, que representou a turma. Após este momento todos os presentes comemoraram com os agora formandos do CCEA, Câmpus VII da UEPB, em Patos.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos